Harry Potter e o Cálice de Fogo

Erros
Alguns pequenos deslizes que podem ter passado despercebidos…

Continuidade: Em Quadribol Através dos Séculos, é dito que a primeira Copa Mundial de Quadribol foi em 1473, acontecendo a cada quatro anos. No entanto, a Copa de 1994 é a número 422. Não pode ter havido 422 copas mundiais em 521 anos, sendo que elas acontecem de quatro em quatro anos. Calculando corretamente, a Copa a qual os Weasleys, Hermione e Harry assistiram é, na verdade, a 131ª, e deveria ter acontecido em 1993.

Erro factual: Harry diz a Sirius, em uma de suas cartas, que Duda jogou o seu Playstation pela janela. Porém, a história do Livro 4 se passa em 1994, e o Playstation não foi lançado na Grã-Bretanha até 1995.

Outros: Antes do início da terceira tarefa, Molly Weasley fala de suas recordações do guarda-caça que precedeu Hagrid, chamado Ogg. Mas em outros livros, conta-se que Hagrid ocupa o cargo desde a sua expulsão, em 1943. Considerando que os anos de Hagrid como guarda-caça superem os anos de Molly em Hogwarts, parece improvável que ela tenha conhecido o anterior.

Erro factual: Em Hogsmeade, Sirius menciona que os anos em que Snape freqüentou Hogwarts tenham coincidido com os de Belatriz Lestrange. Mas considerando as suas datas de nascimento, Belatriz teria se formado na escola dois anos antes de Snape começar.

Continuidade: No Capítulo 17, Karkaroff diz para Moody, “Ouvi dizer que você cismou, recentemente, que um dos seus presentes de aniversário era um ovo de basilisco muito bem disfarçado”. Porém, em Câmara Secreta, a página do livro que Hermione estava lendo sobre basiliscos dizia que a criatura “nasce de um ovo de galinha, que é chocado por um sapo”. Moody teria que colocar o seu presente de aniversário para ser chocado por um sapo, para que se tornasse um basilisco.

Continuidade: Durante o Priori Incantatem, as vítimas de Voldemort aparecem na ordem inversa. Porém, Tiago aparece antes de Lílian. Ele deveria aparecer por último, pois foi morto antes dela. (Corrigido em edições posteriores do livro).

Continuidade: Quando Dumbledore, Fudge e Moody estão falando sobre Crouch, em um dado momento é dito, “disse Crouch nervosamente”. Ele não estava na sala – eles estavam apenas falando sobre ele.

Continuidade: Quando Fred e Jorge apostam no jogo de Quadribol com Bagman, é dito que Fred guarda o papel com as suas economias no bolso das vestes. Mas ele estava usando roupas de trouxas.

Continuidade: Quando Sirius visita Harry, Rony e Hermione em Hogsmeade, ele menciona que o trio e o Prof. Dumbledore são os únicos no vilarejo que sabem que ele é um Animago. Mas o Prof. Snape também sabe.

Continuidade: No início, é dito que Harry pensou por uma hora, no ano anterior, que moraria com Sirius, mas no terceiro livro, ele só pensou por meia hora que ficaria com o padrinho.

Continuidade: No capítulo 35, é dito no livro “‘A Maldição Imperius’, disse Moody”. Porém, a Poção Polissuco já tinha perdido o efeito, então deveria ser uma fala de Bartô Crouch Jr.

Correções
Aquelas dúvidas que os fãs sempre tiveram e sempre tomaram como erros da trama, são finalmente respondidas aqui.

Quando Moody faz demonstrações da Maldição Imperius, é dito no livro que ele a lança sobre Harry quatro vezes. Porém, mais tarde no livro, podemos ler “E Harry sentiu, pela terceira vez na vida dele, como se sua mente fosse esvaziada de qualquer pensamento”. Deveria ter sido pela quinta vez, pois ele já havia experimentado a Maldição Imperius quatro vezes antes. [Harry já tinha aprendido a controlar/repelir a Maldição com Moody, então o efeito de esvaziamento da mente não seria o mesmo na terceira ou quarta vez.]

Quando Harry decide escrever a Sirius sobre a sua cicatriz, ele se pergunta por que não pensou no padrinho logo de primeira. É dito que Harry descobriu que Sirius era o seu padrinho há apenas dois meses, mas ele, na verdade, descobriu antes do Natal de 1993, o que seriam oito meses mais cedo, e não dois. [Embora isso seja tecnicamente verdade, oito meses antes, Harry pensava que Sirius havia matado os seus pais. Ele só escreveria a Sirius para pedir conselhos depois do encontro entre ambos que aconteceu dois meses antes.]

Harry tem muitas mãos no final do capítulo 34. Ele segura o pulso do Cedrico, já morto, enquanto “aperta a varinha com mais força” com a outra mão. Porém, quando convoca a Taça Tribruxo ele a segura pela asa, e algumas linhas mais tarde (bem no início do capítulo 35) é dito “Ele agarrou as DUAS coisas que ainda segurava – a alça fria da Taça Tribruxo, e o cadáver de Cedrico.” Isso implica que ele soltou a varinha ou que, de alguma forma, ele conseguiu colocá-la no bolso enquanto viajava com a Chave de Portal, sem perder contato com a Taça e com Cedrico. Algumas páginas depois, quando estava confrontando Moody, ele está com a varinha novamente. [É totalmente possível que Harry tenha segurando tanto a varinha quanto a Taça com a mesma mão e o cadáver de Cedrico com a outra. A varinha e a alça da Taça não são muito grandes.]

Depois de Hermione desistir de Estudos dos Trouxas, ela diz que tem o mesmo número de matérias que Harry e Rony. Mas ela ainda tem aulas de Aritmancia, Trato de Criaturas Mágicas e Runas Antigas, sem contar as matérias obrigatórias. Ela continua tendo mais aulas que Harry e Rony, cujas únicas matérias extras são Trato de Criaturas Mágicas e Adivinhação. [Ela nunca disse que tinha a mesma quantidade de matérias que Harry e Rony. Ela apenas disse que conseguirá manter uma grade de aulas normal e não precisará usar o Vira-Tempo para assisti-las. Por falar nisso, essa informação está na página errada, pois a fala em questão está, na verdade, no final de Prisioneiro de Azkaban.]

Em Ordem da Fênix, Harry consegue ver os Testrálios, pois ele diz ter visto Cedrico morrer. Porém, em Cálice de Fogo, no cemitério, é dito que os olhos de Harry estão fechados devido à dor em sua cabeça. Tudo o que ele vê é uma luz verde e então não pode ter visto Cedrico morrer. [Isso não é um erro. Dizer “ver a morte de alguém” é uma figura de linguagem que significa que você estava junto da pessoa quando ela morreu, não quer dizer que você deve encará-la precisamente na fração de segundo em que a vida deixa o corpo. Harry ainda testemunhou a morte de Cedrico, mesmo que seus olhos estivessem fechados.]

Quando Harry conhece Gui e Carlinhos Weasley na Toca, é dito no texto que ele nunca tinha visto os irmãos antes. Porém, no início de Prisioneiro de Azkaban, ele vê uma foto da família reunida no jornal, sobre quando eles fazem a viagem ao Egito. [Mesmo isso sendo verdade, você não pode descartar a possibilidade que o texto indique que Harry nunca tinha visto Gui e Carlinhos pessoalmente antes.]

Bem no final do livro, Harry vê as carruagens sem cavalos que estão prestes a levar os alunos a Hogsmeade, neste ponto Cedrico já havia sido morto então Harry deveria ser capaz de ver os Testrálios que puxam as carruagens no próximo livro. [Isso foi explicado em uma correção de “Harry Potter e a Ordem da Fênix”. A própria J.K. Rowling já explicou publicamente que não se vê os Testrálios imediatamente após testemunhar uma morte. A pessoa deve primeiro superar o choque inicial de ver uma morte repentina.]

Na página 229 (209 na edição brasileira), quando Fred e Jorge estão com barbas, Dumbledore diz “Sugiro que os dois procurem Madame Pomfrey. Ela já está cuidando da Srta. Fawcett da Corvinal”. Porém, durante o Baile na página 371 (338 na edição brasileira), quando Fawcett e Stebbins são encontrados por Snape atrás dos arbustos, ele diz “Dez pontos da Lufa-Lufa, Fawcett”. Não deveria ser da Corvinal? Isto é da primeira edição da versão Britânica. [Fawcett poderia ter uma irmã na Lufa-Lufa. Como Hermione comentou, às vezes irmãos são colocados em Casas diferentes, como, por exemplo, as irmãs Patil, mesmo sendo gêmeas idênticas, Parvati está na Grifinória, enquanto Padma está na Corvinal.]

No capítulo 26, Krum diz à Hermione que ela tem um besouro d’água nos cabelos, e ela mesma o tira. No capítulo 37, ela diz que Krum foi quem tirou o inseto dos cabelos dela. [Esse seria um erro da personagem. Ela simplesmente não se lembrou de todos os detalhes do que aconteceu.]

Na página 124 (edição brasileira) Percy diz, “Foi meio imprudente ele [Arthur Weasley] fazer uma declaração à imprensa sem antes pedir autorização ao chefe do departamento”. Porém, no livro três, é dito que o Sr. Weasley É o chefe do departamento. [O departamento do Sr. Weasley, a Seção de Mau Uso dos Artefatos Trouxas, é uma subdivisão do Departamento de Execução das Leis da Magia. Presumivelmente, era o chefe DESTE departamento (revelado no livro cinco como sendo Amélia Bones) a quem Percy se referia.]

Na Copa Mundial de Quadribol, Bagman denomina “esfolar” a ação de voar com intenção de colidir, mas segundo o livro “Quadribol Através dos Séculos”, o termo correto é “trombar”. [Erro do personagem ou decisão – Bagman poderia estar usando uma gíria, ou um antigo termo que precedeu “Quadribol Através dos Séculos”.]

No livro 2, é dito que Murta assombra os canos do vaso sanitário, mas no livro 4, fala-se que ela assombra todo o encanamento. [Os canos fazem parte do encanamento. Toda a canalização é composta por canos para conter a água e impedir que os gases subam.*]

*Nota do Revisor: o original usa os termos U-Bend e S-Bend para descrever o tipo de cano. U-Bend é “uma parte do cano com formato em U, especialmente um que leva embora a água usada”. S-Bend é “uma curva em um cano que tem formato em S”.

8 Responses to “Harry Potter e o Cálice de Fogo”

  1. isadora disse:

    eu nunca entendi porque harry só viu os testralios após a morte de cedrico, se anteriormente quando harry tinha aproximadamente 1 ano ele viu sua mãe morrer

    • Ana disse:

      mas ele era bebê, e a JKR falou que precisa entender o que aconteceu (ou seja, tem que entender a morte) e também ele não se lembrava como ela havia morrido, só se lembrava de uma luz verde.

  2. Yasmim Crestani disse:

    Um erro clássico que não foi comentado acima e até a JK Rowling admitiu como um erro foi Harry ter emprestado o mapa do Maroto pro Professor Moody no quarto livro e ele não ter devolvido, mas, mesmo assim, no quinto livro estar com Harry novamente.

    • Rd Rodolfo disse:

      A própria J.K disse que Harry simplesmente foi até a sala do falso Moody e pegou o mapa, é claro, depois que tudo ficou um pouco mais calmo na medida do possível.

  3. Andréia disse:

    Continuidade: Em Quadribol Através dos Séculos, é dito que a primeira Copa Mundial de Quadribol foi em 1473, acontecendo a cada quatro anos. No entanto, a Copa de 1994 é a número 422. Não pode ter havido 422 copas mundiais em 521 anos, sendo que elas acontecem de quatro em quatro anos. Calculando corretamente, a Copa a qual os Weasleys, Hermione e Harry assistiram é, na verdade, a 131ª, e deveria ter acontecido em 1993.

    embora o numero esteja errado , a copa ter se realizado nesse ano deve ser porque não deve ter ocorrido copa durante a 1ºGuerra Bruxa

  4. Larissa disse:

    O Snape só descobriu que o Sirius era um animago,quando o Dumbledore pede para eles apertarem as mãos,lá na ala hospitalar.Quando o Sirius se encontra com o Harry,o Rony,e a Hermione em Hogsmeade,o Snape ainda não sabia do segredo do Sirius.

    • Dani nazario disse:

      se não me engano ele sabia. pois quando saíram da casa dos gritos o remo viu a lua cheia e o sirius lutou com ele. porem nao lembro ao certo.

      • Daniel Prado disse:

        “se não me engano ele sabia. pois quando saíram da casa dos gritos o remo viu a lua cheia e o Sirius lutou com ele. porem não lembro ao certo.”

        Não Snape estava inconsciente, sendo levado por magia. Ele não viu.

Leave a Reply