Snape matou Dumbledore a pedido dele
Snape teria mesmo matado Dumbledore, porém a pedido do próprio, uma vez que ele não queria que fosse Draco a executar a tarefa.
Argumentos a favor:
Pág. 33, ed. brasileira
– Você poderia fazer isso. Você em vez de Draco, Severo. Você teria sucesso, e ele o recompensaria mais do que qualquer um…
(…)
– Acho que a intenção dele é me mandar tentar depois. Mas decidiu que Draco deve tentar primeiro. Sabe, no improvável acaso de Draco se sair bem, eu poderei permanecer em Hogwarts por mais algum tempo, desempenhando meu poderoso papel de espião.
Um pouco antes, no mesmo capítulo, Snape afirma que conhece o plano. Porém, não o cita (claro, senão JK entregaria o final de bandeja). Porém, isso nos abre um parêntese para perguntar se ele realmente sabia o plano de matar Dumbledore ou se Voldemort tenha lhe dito que o plano era colocar os Comensais dentro de Hogwarts.
Voldemort pode não ter contado que o plano era matar Dumbledore, porque de certa forma Snape é ambíguo, está mais ou menos dos dois lados. Apesar de Voldemort confiar nele, confiaria tanto assim a ponto de perder a chance de matar Dumbledore? E se Snape contasse sobre o plano a Dumbledore e desse um jeito de armar uma cilada p/ os Comensais? São muitas dúvidas, que veremos adiante.
Nesse trecho citado, vemos que Snape cita a possibilidade de ele tentar depois. Será que, com a tentativa de Draco p/ matar Dumbledore, ele ainda poderia tentar fazê-lo? Creio que não, ficaria muuuito na cara que ele tentaria, pois além de Dumbledore, mais ninguém confiaria inteiramente nele.
Depois, ele diz que continuará em Hogwarts exercendo seu papel de espião. Mas, se ele está lá para espionar de perto Dumbledore, com a sua morte esse “papel” não faria mais sentido. É neste ponto que me baseio na hipótese de que Snape sabia apenas metade do plano.
Pág. 34
Narcisa falou:
– Você, Severo, cuidará do meu filho Draco quando ele estiver tentando realizar o desejo do Lord das Trevas?
– Cuidarei.
(…)
– E fará todo o possível para protegê-lo do mal?
– Farei.
(…)
– E se necessário for… se parecer que Draco falhará (…) você terminará a tarefa que o Lord das Trevas incumbiu Draco de realizar?
Houve um momento de silêncio (…).
– Terminarei.
Bom, esse foi o voto perpétuo. Percebam que, mais uma vez, não fica explícito que o plano é matar Dumbledore. Snape, de forma alguma, pensaria que Voldemort lhe omitiu o plano inteiro, mas é bem provável: ele não confia inteiramente em ninguém. Em Snape, já disse acima a razão p/ não confiar inteiramente. Snape fez um voto perpétuo praticamente cego. A única coisa que sabia, de agora em diante, é que teria que proteger Draco e ajudá-lo a terminar o plano, caso ele não conseguisse.
Pág. 318
– Hagrid, por que Dumbledore está aborrecido com Snape? – perguntou Harry em voz alta.
(…)
– Não sei, Harry, pareceu que o Snape estava se sentindo sobrecarregado, foi só… em todo caso, Dumbledore disse, sem rodeios, que ele tinha concordado fazer uma coisa e que era assunto encerrado. Foi bastante firme com ele. E então ele falou algo sobre Snape fazer investigações na Casa dele, na Sonserina.
O que Dumbledore poderia ter pedido a Snape e era “assunto encerrado”? A única possibilidade, perante todas imagináveis desde a leitura do primeiro livro até este ponto do sexto, é que Snape contara a Dumbledore sobre os planos de Draco e este possivelmente adivinhara que ele poderia ser assassinado, pois não havia outro motivo p/ os Comensais entrarem em Hogwarts.
Visando a proteção do aluno (afinal, se Draco não fizesse o que Voldemort mandou, ele sofreria, definitivamente, sérias conseqüências…), Dumbledore exigiu a Snape que cumprisse o voto perpétuo e o matasse, caso assim fosse necessário.
Se Dumbledore estivesse pedindo p/ Snape espionar Draco, a JK não teria deixado aquela frase por último: E então ele falou algo sobre Snape fazer investigações na Casa dele, na Sonserina. Não faz sentido.
A única hipótese que faz sentido é a de ele ter exigido que, para proteger Draco, ele deveria matá-lo, pois, fazendo isso, Draco não sofreria conseqüências tão sérias (afinal, por mais que tenha falhado, Dumbledore estava morto, afinal) e Snape privilegiaria de posição absolutamente estratégica ao lado de Voldemort, pois matar Dumbledore seria a prova final de sua fidelidade como Comensal. Desta forma, Voldemort jamais desconfiaria de Snape e este poderia ajudar Harry depois tranqüilamente.
Pág. 467
Mas outra voz chamara Snape pelo nome, baixinho.
– Severo…
(…)
– Snape fitou Dumbledore por um momento, e havia repugnância e ódio gravados nas linhas duras de seu rosto.
– Severo… por favor…
Snape ergueu a varinha e apontou diretamente para Dumbledore.
– Avada Kedavra!
A morte de Dumbledore. Já sabendo do que comentamos anteriormente, vemos à frase chave: Snape fitou Dumbledore por um momento. Oras, qualquer um que tenha lido todos os outros livros da série sabem que um legilimente precisa manter contato visual para ler a mente da outra pessoa. E estamos falando de Snape, e o cara manja, vai? É óbvio que ele e Dumbledore trocaram palavrinhas mentais naquele momento e, ao dizer Severo… por favor…, Dumbledore não estava suplicando por sua vida, mas suplicando para que Severo fizesse o que ele tinha mandado, o matasse, para que o voto perpétuo fosse, de certa forma, cumprido, Draco fosse salvo e Snape ganhasse a confiança de Voldemort, podendo ajudar Harry depois.
Isso é tão verdade, que Dumbledore petrifica Harry antes de Draco aparecer. Para protegê-lo, somente? Não apenas por isso, mas também para evitar que Harry fizesse alguma coisa ou tentasse interromper Snape, já que não sabia da história e não entenderia bulhufas na hora, como aconteceu, de fato. Dumbledore não lhe contou sobre os planos com Snape, por motivos óbvios! Harry ainda não é maduro o suficiente p/ entender e agiria por impulso, como sempre fez… Isso não é um defeito, mas uma característica sua.
E outra: Snape não sabia que os Comensais estavam em Hogwarts naquele momento, ele estava dormindo… O que reforça ainda mais a minha teoria de que Voldemort não lhe contou qual era seu plano por completo. Quem sabe? Ele poderia desconfiar de Snape armar uma cilada p/ os Comensais na noite em que eles conseguissem entrar. Snape não sabia do plano por completo, isso é óbvio, senão ele não teria ficado de fora e teria ajudado Draco a colocar os Comensais p/ dentro de Hogwarts.
Draco deve ter recebido claras ordens p/ não contar nada a Snape. Afinal, em certo trecho, na festa do Slug, Snape tenta ler a mente de Draco mas ela está fechada, pois ele está aprendendo oclumência:
Pág. 253
– (…) não me olhe assim! Sei o que você está fazendo. Não sou burro, mas não vai funcionar… posso impedí-lo!
Houve uma pausa, e então Snape disse baixinho:
– Ah… tia Bellatrix tem lhe ensinado Oclumência, entendo.
(…)
– Qual é o seu plano?
– Não é da sua conta!
Por que Draco fecharia sua mente p/ Snape? Porque Voldemort mandou. E por que Voldemort não queria que Snape soubesse de todo o plano? Talvez porque não confie nele tanto assim.
Argumentos contra: Muitos não acreditavam que, se Snape fosse mesmo do lado da Ordem da Fênix, nunca teria coragem de matar Dumbledore, mesmo se ele pedisse.
Verdadeira? Sim. Além dos motivos já analisados, fazer com que Snape matasse Dumbledore provaria sua lealdade junto ao Lorde das Trevas para aqueles que ainda tinham dúvidas, ajudando com a derrota de Voldemort no final. Era importante ter um aliado de Dumbledore do lado das trevas, mesmo após sua morte.