Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Erros
Alguns pequenos deslizes que podem ter passado despercebidos…

Continuidade: Antes de Harry e Hermione voltarem no tempo, é mencionado que Bicuço está amarrado a uma árvore (página 266, edição brasileira). Mas quando eles voltam no tempo, Bicuço está amarrado a uma cerca (página 320, edição brasileira).

Continuidade: Assim que eles saem da Casa dos Gritos, a ordem é Bichento, Lupin, Pettigrew, Rony, Snape, Harry, Hermione e Sirius (página 306, edição brasileira). Entretanto, quando eles voltam no tempo, a ordem é Lupin, Rony, Pettigrew, Hermione, Snape, Harry e Sirius (página 327, edição brasileira).

Continuidade: Em junho, Fred e Jorge Weasley descobrem que conseguiram “alguns N.O.M.s cada um”. Entretanto, em livros seguintes, é declarado com firmeza que os resultados de N.O.M. são mandados para casa por coruja e não são recebidos antes de agosto (na página 344 de PdA estão os resultados dos gêmeos, e na página 575 de OdF, a informação de que os resultados chegam em julho).

Continuidade: Na página 275 (versão brasileira), diz que Rony “arrastou-se até a cama de colunas e largou-se sobre ela”. Mas quando o professor Lupin entra, diz que “seus olhos piscaram ao ver Rony, deitado no chão”. Isso não poderia ocorrer, pois Rony ainda estava na cama.

Continuidade: Nas versões americanas, o Sr. Weasley diz nesse livro que Harry e Rony estiveram na Floresta Proibida duas vezes (página 58 da versão brasileira). Mas em Pedra Filosofal, apenas Harry foi, cumprindo detenção – ele estava com Hermione, Neville e Malfoy.

Erro factual: o Capítulo Dezesseis (A Predição da Profa. Trelawney) ocorre em junho de 1994. No começo da página 355 (edição brasileira) do capítulo, Harry Potter lê um bilhete de Hagrid e diz “o recurso do Bicuço, está marcado para o dia seis”. Na noite do recurso do hipogrifo, Remo Lupin se transforma em um lobisomem por causa da lua cheia, o que significa que isso ocorreu na noite de 6 de junho de 1994. O site HP Lexicon também confirma essa informação. No entanto, uma breve olhada no calendário lunar de sites como Stardate e Verizon definitivamente mostra 9 de junho de 1996 como uma noite de lua nova, o que significa que a lua cheia não poderia ter ocorrido três dias antes.

Correções
Aquelas dúvidas que os fãs sempre tiveram e sempre tomaram como erros da trama, são finalmente respondidas aqui.

Quando Harry está comprando seus livros na Floreios e Borrões, é mencionado que ele está sendo atendido pelo gerente. Mas quando Harry está olhando o livro “Presságios de Morte”, é dito que ele está sendo atendido por um assistente da loja. [Não há nenhuma menção no capítulo todo a um assistente. É sempre um gerente. Não é um erro]

Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Marcos Flint é descrito como um “aluno do sexto ano parecendo um trasgo”. Mas em Prisioneiro de Azkaban, Flint ainda é capitão do time de quadribol da Sonserina. Há apenas 7 anos em Hogwarts e não há nenhuma menção a Flint ter sido reprovado ou outra coisa que explicasse porque ele estaria presente no que seria o oitavo ano em Hogwarts. [J.K. Rowling admitiu essa aparente discrepância e comentou que Flint foi reprovado]. (Na edição brasilera de PF, página 161, Flint é apresentado como um aluno do quinto ano)

No começo do livro, quando Harry encontra o Nôitibus Andante, Stan Shunpike explica o que o garoto pode fazer a uma certa quantia de sicles, como 11, para ir até Londres. Harry escolhe uma e é mencionado que ele dá a Stan um ourinho, que seriam galeões, e não sicles prata. [E daí? Stan está dizendo os preços a Harry, Harry paga uma quantia grande e Stan dá a ele o troco] – página 35, edição brasileira

Quando Harry e Hermione retornam depois de terem salvado Bicuço e Sirius Black, Dumbledore tranca-os na ala hospitalar. No entanto, é dito que Harry e Hermione retornaram ao dormitório, quando deveria ter sido a ala hospitalar. [Um dormitório é uma “sala contendo várias camas” Então, na verdade, JKR não está se referindo ao dormitório da Grifinória quando escreve isso – ela de fato se refere à ala hospitalar] – na edição brasileira, não encontramos referências a dormitório, apenas à ala hospitalar e enfermaria.

Na página 204 (edição brasileira), é dito que todos os jogadores de quadribol da Corvinal voam em Cleansweep Sevens. Mas na página 207, Wood diz a Harry que Cho Chang, que é apanhadora da Corvinal, usa uma Comet 260. [Nem mesmo é dito QUEM diz que todos os jogadores da Corvinal utilizam Cleanweep Svens: é apenas um grifinório aleatório e anônimo. Ou eles estão fazendo uma generalização (talvez todos os OUTROS jogadores da Corvinal utilizem CS7s) ou eles estão muito enganados. Então ou não é um erro, ou é apenas um erro do personagem].

No capítulo 19, é dito que Voldemort estava se escondendo havia 15 anos. Se ele havia perdido seus poderes apenas há 12 anos, por que ele teria se escondido por 3 anos a mais? [Porque ele era o bruxo mais procurado do mundo, acusado de vários crimes]. (No capítulo 19 da edição brasileira, não há menção a Voldemort estar se escondendo há 15 anos – é dito apenas que ele está foragido há 12 anos, página 298)

Continuidade: Quando Harry e Hermione saem do hospital utilizando o vira-tempo, Dumbledore diz que são dez para meia-noite, mas no caminho de volta à repartição do hospital após terem salvado Sirius, eles ouvem Dumbledore dizer a suas outras versões que são cinco para meia-noite. (na versão brasileira, em ambos momentos Dumbledore declara faltarem cinco minutos para meia-noite – a primeira vez na página 316, e a segunda, na página 335.)

5 Responses to “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”

  1. Laura Barbirato disse:

    “Continuidade: Nas versões americanas, o Sr. Weasley diz nesse livro que Harry e Rony estiveram na Floresta Proibida duas vezes (página 58 da versão brasileira). Mas em Pedra Filosofal, apenas Harry foi, cumprindo detenção – ele estava com Hermione, Neville e Malfoy.” Mas em a câmara secreta o Harry e o Ron voltam, pra falar com a aragogue, na floresta proíbida.

  2. Nicole disse:

    Não, em Pedra Filosofal apenas o Harry foi pra Floresta Proibida, somente em Câmara Secreta os dois (Harry e Rony) foram juntos. Então, realmente, eles não estiveram na Floresta Proibida duas vezes, só o Harry esteve duas vezes.

  3. Gilmar disse:

    No começo, Harry menciona o PlayStation do Duda. Mas o PS só foi lançado no Japão em dezembro de 1994. Nos EUA em 1995.

  4. anônimo disse:

    fred e jorge nunca mencionaram que por tanto tempo rony dormia em sua cama de hogwarts junto com pedro pettigrew.

  5. Jhou disse:

    Pq os Gemeos Wesley, que tinham Perebas e mapa no Maroto nao perceberam que o Rato era na versade Pedro antes de harry. Sendo que o animal estava na familia ha 12 anos?

Leave a Reply