Harry Potter e a Câmara Secreta

Deslizes do Livro
Alguns pequenos – na maioria insignificantes – deslizes que foram notados pelos leitores do livro.
Continuidade: Dumbledore diz a Harry no fim que Lorde Voldemort é o último ancestral de Salazar Sonserina. Mas como sabemos, o significado de ancestral está relacionado ao passado – e podemos corrigir então sendo que o mesmo é o último descendente de Salazar Sonserina. Não é um erro que Dumbledore teria cometido. (O errinho foi corrigido nas edições posteriores)

Continuidade: No segundo livro, Harry, Rony e Hermione vão para a festa do 500º aniversário de morte de Nick-Quase-Sem-Cabeça. Entretanto, no banquete de início do ano letivo no primeiro livro, ele diz que não come há aproximadamente 400 anos, o que sugere que este é o tempo que se passou desde a sua morte.

Continuidade: Assim que Harry, Rony, Fred, e Jorge chegam à Toca depois de buscar Harry, a Sra. Weasley grita com Fred. “Você não vai”, refilou a Sra. Weasley. Depois diz “E você também”, olhando para Rony e Fred. Mas deveria ser o Jorge porque ela tinha acabado de gritar com o Fred.

Continuidade: Quando Harry explode a Poção para fazer Inchar de Goyle na aula de Poções, ela molha todos os alunos. Mas depois de alguns minutos, apenas metade deles se dirige ao Snape para apanhar o antídoto.

Continuidade: Atrás da edição de capa mole, há uma prévia do terceiro livro, onde diz que Harry faz a Tia Petúnia inchar como um balão. Mas devia dizer sua tia Guida.

Continuidade: A lista de equipamentos de Hogwarts menciona o livro de Lockhart “Passeios com Lobisomens”, porém, mais tarde, Lockhart se refere ao mesmo livro como “Fim de semana com um lobisomem”. (Talvez seja corrigido em edições posteriores).

Correções
Aquelas dúvidas que os fãs sempre tiveram e sempre tomaram como erros da trama, são finalmente respondidas aqui.
Hermione diz que a Murta que Geme assombra o banheiro do primeiro andar. Entretanto, quando Harry vê a pichação na parede fora do banheiro do fantasma, ele está no segundo andar. [Não há referências dizendo que Harry está no segundo andar quando vê a pichação.]

Na festa do 500º aniversário de morte de Nick Quase Sem Cabeça, ele diz ter morrido em 1492. Portanto, o livro se passa em 1992, e como Harry tem 12 anos, ele nasceu em 1980. Já no primeiro livro, Harry menciona que seu 11º aniversário foi dia 31 de julho, numa Terça-feira. Essa data foi numa Quarta-feira em 1991, quando ele supostamente nasceu. [Se o aniversário de morte de Nick foi antes de 31 de julho, Harry só teria 12 anos se ele tivesse nascido em 1979. Isso põe o seu 11º aniversário numa Terça-feira, 31 de julho de 1990.]

Quando Harry entra na memória de Tom Riddle procurando o “Herdeiro de Sonserina”, ele está na sala do diretor. Mas Tom não está na sala ainda. Ele entra brevemente, mas como Harry podia ver Dippet se Tom não estava lá para lembrar-se? [Riddle sabia que Dippet estava sentado em sua escrivaninha esperando-o; portanto, Harry podia estar lá.]

Rony e Harry voaram com o Ford até os terrenos de Hogwarts. Entretanto, Dumbledore pôs poderosos feitiços nos arredores do Castelo que previnem que qualquer coisa ultrapasse os muros do Castelo. [Incorreto: ele pôs esses feitiços no livro 3 (devido à fuga de Sirius Black). Este é o segundo livro.]

Rony disse que Fred transformou seu ursinho de pelúcia em uma aranha quando tinha 3 anos. Mas Fred devia ter 6 ou 7 anos na época e bruxos menores de 11 anos não têm varinha. [No primeiro livro, Harry era capaz de fazer mágica sem varinha, ainda que sem intenção. Por que é tão difícil de acreditar que o filho de uma importante família bruxa não poderia fazer o mesmo?]

Neste livro Percy tira 10 pontos da Grifinória, quando Rony, Harry e Hermione estão do lado de fora do banheiro feminino no segundo andar. “10 pontos para a Grifinória” disse Percy, segurando o seu distintivo de monitor. Entretanto, mais tarde na série, quando Umbridge começa a lecionar, Malfoy tenta tirar pontos de Harry, Hermione e Rony, e Hermione diz “Monitores não podem tirar pontos de estudantes, Malfoy, só professores”. [De acordo com J.K Rowling, monitores podem tirar pontos de alunos, menos de outros monitores.]

Hermione diz várias vezes (mas isto pode estar nos próximos livros) que ninguém pode aparatar ou desaparatar nos/dos terrenos de Hogwarts, mas Dobby freqüentemente o fazia. Pode ser que a regra só se aplique a seres humanos, mas com certeza um bruxo esperto feito Dumbledore se certificaria que o feitiço valesse para todas as criaturas e não apenas para humanos. [Isso já foi corrigido várias vezes. J.K Rowling já declarou que elfos domésticos usam um tipo diferente de magia, então eles podem aparecer e desaparecer dentro e fora de Hogwarts.]

Durante a cena na Floreios e Borrões, Harry é presenteado com uma coleção completa dos livros de Lockhart. Mas ele os coloca no caldeirão de Gina, murmurando “Comprarei meus próprios livros”. Porém antes que ele possa fazer isso, começa a briga entre Lúcio Malfoy e o Sr.Weasley e eles deixam a loja, depois voltam pra casa usando o Pó de Flu e não retornam ao estabalecimento. Onde Harry comprou seus livros, então? [Em o “Enigma do Príncipe”, aprendemos que alunos têm permissão para encomendar seus livros depois que já estão na escola. Harry e Rony têm que comprar seus livros de Poções. Supõe-se, portanto, que Harry ou alguém na escola poderia encomendar os livros para ele.]

Na página 182 (as páginas podem ser diferentes dependendo das versões), Harry ainda está no hospital, porém quando ele acorda, diz que o dormitório estava brilhando com a luz do sol de inverno. [É um dormitório da ala hospitalar. Não pode ser classificado como um quarto, porque há várias camas, devido ao grande número de ferimentos que acontecem…]

Na página 105, Harry encontra Madame Nora petrificada no segundo andar. Quando Dumbledore pede a todos que o sigam, Lockhart sugere ao diretor que use sua sala porque fica um andar à cima, o que significa que a sala de Lockhart fica no terceiro andar. Mas nas páginas 91-92 diz que Harry está arrastando seus pés pelo corredor do segundo andar em direção a sala de Lockhart para cumprir sua detenção. [Só porque ele está arrastando os pés no corredor do segundo andar não significa que a sala de Lockhart fica lá. Ele poderia ter subido um lance de escadas para alcançar a sala de Lockhart.]

Hermione diz que os hemeróbios para a Poção Polissuco têm que ser cozidos por 21 dias. Mas na página 184 Rony despeja os hemeróbios mortos em cima das sanguessugas. Eles não poderiam adicionar logo os hemeróbios porque estavam no primeiro dia. [Não é dito se os hemeróbios têm que ser cozidos separadamente da poção ou adicionados à poção e cozidos lá. Considerando que ele os adicionam no primeiro dia, podemos presumir a segunda situação.]

Na foto do início do capítulo 10 “O Balaço Errante” mostra Harry com o braço esquerdo desossado. Entretanto, diz que o braço desossado foi o direito. [O trabalho artístico não faz parte do texto, e não deve ser contado como erro do livro. O mesmo vale para o trabalho artístico de vídeos e DVDs no moviemistakes.com, eles não são considerados partes do filme e não são aceitos como erros.]

É declarado no livro que fantasmas não podem comer nem beber, portanto como a Poção de Mandrágora é bebida por Nick Quase Sem Cabeça? [Tenho certeza que os excelentes bruxos de Hogwarts poderiam encontrar um jeito mágico. Alguns itens podem ser deixados para a imaginação.]

11 Responses to “Harry Potter e a Câmara Secreta”

  1. Eduardo disse:

    Por que só o Harry ouve o basilisco? O certo seria só o Harry entendê-lo, mas todos ouvirem também, pois quando ele fala com a cobra nos duelos todos ouvem, entretanto não compreendem.

    • Rosa disse:

      Talvez seja pq o basilisco só pode ser escutado pelo herdeiro da sonserina, e não pelo resto dos alunos. e como o barulho que ele faz é estranho, os outros podiam pensar que era só água correndo pelos canos.

    • Gabriel disse:

      Eu acho que os bruxos comuns podem ouvir os ofidioglotas falando, mas não a serpente…

  2. Bianca RIbeiro disse:

    Não sei se é só na minha edição, mas o Harry diz pro Rony que o Aragogue disse que a menina morta foi encontrada no banheiro, mas ele não diz em nenhum momento isso. No livro de vocês aparece assim tb?

    • Arthur disse:

      Sim, na minha edição também tem esse erro. Fiquei horas relendo o capítulo para ter certeza.

      • Wallace Dornelas disse:

        É erro de tradução. No original, Aragog diz que a menina foi encontrada num banheiro, mas na versão em português, não fala nada sobre isso mesmo. Eu reli e reli e reli, mas NÃO tem.

  3. Camila disse:

    Só um detalhe.

    (…)Entretanto, no banquete de início do ano letivo no primeiro livro, ele diz que não come há aproximadamente 400 anos, o que sugere que este é o tempo que se passou desde a sua morte.(..)

    Harry não participa do banquete do inicio do ano letivo, portanto essa cena não existe. Pelo menos não na data e local indicado

  4. Álvaro disse:

    “É declarado no livro que fantasmas não podem comer nem beber, portanto como a Poção de Mandrágora é bebida por Nick Quase Sem Cabeça? [Tenho certeza que os excelentes bruxos de Hogwarts poderiam encontrar um jeito mágico. Alguns itens podem ser deixados para a imaginação.]”

    Se no aniversário de morte do Nick é deixado comidas estragadas para os fantasmas “comerem” (pelo cheiro), pq o mesmo não pode ser feito com a poção?

  5. Rafa disse:

    Olá!
    Comecei a ler novamente os livros de Harry e atualmente estou lendo o da Câmara Secreta.

    Observação do livro da Câmara Secreta:

    Quando Harry e Rony voltam para o castelo depois da “visita” a Aragogue, Harry, ainda pensativo, acorda Rony dizendo que Aragogue disse que a garota que morreu havia sido encontrada no banheiro (pág. 239). Mas se voltarmos a conversa em que ele teve com a aranha (pág. 234 a 236), em nenhum momento ela informa onde a garota (murta que geme) havia morrido, ou seja, ela não informa que foi encontrada no banheiro.

    Me corrijam se eu estiver enganada

  6. Hpfan disse:

    Tem outro erro nao? Quando o harry está explicando o quadribol ele fala q tem 3 apanhadores, mas na vdd sao 3 artilheiros

Leave a Reply