Erros de Revelação

● Logo após Harry atacar Snape na Casa dos Gritos, ele insiste em saber sobre Pedro Pettigrew. Na tomada seguinte, enquanto Lupin diz, “Ele estava na escola com a gente. Achávamos que era nosso amigo,” havia cunhas debaixo das rodas do piano, porém, nas tomadas seguintes, elas desaparecem.

● Enquanto Hermione e Rony vigiam, Harry encapuzado segue Malfoy e seus dois amigos enquanto todos eles estão na neve. É notável, na tomada aberta, quando Harry gira o menino da Sonserina, apesar dos pés do menino visivelmente tocarem a neve, os de Harry não fazem marca alguma – nenhuma pegada sequer.

● Entre a tomada onde Guida está flutuando fora da casa e depois a que Petúnia corre para Válter na grama, existem várias mudanças significativas. Os murinhos de tijolos que contornam o jardim dos Dursley são feitos de diferentes tipos de tijolo e reboco, até mesmo estão alinhadas de maneiras diferentes entre as tomadas. Os arbustos ao longo da cerca de madeira estão a pelo menos 0.6-0.9 m de distância dos tijolos no canto, nas primeiras tomadas; mas na última, eles estão alinhados com o canto. A altura desses arbustos varia desde ser bem mais alta que a cerca de madeira até ser 0.3 m mais baixa. Nas primeiras tomadas, aparecem pequenas placas de metal presas ao longo do topo da cerca de madeira, mas na última tomada elas desaparecem.

● Após o primeiro passeio de Harry em Bicuço, durante a aula de Hagrid, antes que Bicuço cortasse o braço de Malfoy com seu bico, Malfoy deixa seu braço sobre sua face e fica visível a manga pré-cortada e arrancada, nesse close-up.

● Logo no começo quando Harry está em sua cama criando uma luz debaixo do lençol, você pode ver que na verdade ele está numa espécie de painel iluminador para causar esse efeito. Pra começar, quando ele se mexe sobre isso, ele não dobra como um colchão faria. Além disso, lá pela metade da cama você pode ver onde o lençol termina e o painel começa.

● Quando Rony e Hermione estão discutindo com Malfoy perto da Casa dos Gritos, Malfoy visivelmente estremece antes de ser acertado pela primeira bola de neve. Ele não estava olhando na direção certa para ter visto ela se aproximando.

● Quando Harry e Hermione haviam voltado no tempo e estão correndo pelo gramado abaixo da torre do relógio, você pode perceber que é usada computação gráfica nessa tomada, pois eles parecem estar correndo e se afastando muito mais rápido do que o número de passos que estão dando.

● Quando Hermione finge ver alguma coisa na bola de cristal, Trelawney a insulta e Hermione joga a bola de cristal pra fora da mesa. Quando a bola deixa sua base, ela vira e o tubo usado para criar o efeito de fumaça dentro da bola é visível. Então, quando a bola rola até as escadas, nenhum tubo é visível.

● Quando Neville abre seu “Livro Monstruoso dos Monstros”, ele cai no chão. Então ele está caído, no chão, e seu livro o ataca novamente. Nós podemos ver os pedaços pré-cortados de papel, que deveriam estar saindo da boca do livro, mas na verdade vem do chão, enquanto Neville o segura acima de sua cabeça. Obviamente não é real.

● Quando Harry abre pela primeira vez “O Livro Monstruoso dos Monstros”, quando se olha de perto, você pode ver a parte oca do livro que cospe o papel. Mais fácil de ver quando Harry está olhando debaixo da cama.

● Quando Fred e Jorge passam o Mapa do Maroto para Harry, nós vemos que o mapa começa a se revelar. Enquanto faz isso, Harry começa a ler “Os Senhores Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas.” Harry lê a palavra Senhores antes mesmo dela aparecer na página.

● Na cena em que Harry, disfarçado com a Capa da Invisibilidade, é arrastado pelos gêmeos Weasley para dentro do castelo pelos braços, é óbvio que os gêmeos estão fingindo ter uma pessoa entre eles. No momento que eles viram a esquina, logo antes de atirá-lo nas escadas, os gêmeos estão basicamente grudados, não há qualquer espaço entre eles para uma pessoa. Eles então abrem espaço novamente após completar a curva.

● A primeira vez que o condutor do ônibus mostra a Harry o jornal com a foto de Sirius Black na frente, um de seus dedos desaparece por uma fração de segundo “por debaixo” da foto que se move.

● Quando os alunos estão correndo em direção ao retrato dos hipopótamos onde a Mulher Gorda está se escondendo, observe o movimento das escadas. Elas balançam para trás e para frente, mostrando que na verdade não são feitas de pedra.

● Na primeira tomada aérea, enquanto os dementadores voam para baixo na direção de Sirius e Harry, Sirius está numa certa posição. Durante o ataque dos dementadores, suas roupas se movem, mas depois quando o Patrono de Harry os repele, Sirius respira novamente e então deita imóvel. Após o desmaio de Harry, numa última tomada aérea, Sirius e sua roupa estão na mesma posição da primeira tomada aérea. Sua posição muda depois, na sequência repetida também.

● Quando eles olham para o jornal sobre Sirius ter sido visto, você pode ver que a foto de Sirius no jornal não se move nem um pouco.

● Durante a aula de Defesa Contra as Artes das Trevas, enquanto o bicho-papão, transformado em balão, voa pela classe, todos o seguem com os olhos, porém, os olhos de Lupin e de alguns outros alunos não estão em sincronia com o movimento do balão.

● Enquanto está sendo arremessada ao redor do Salgueiro Lutador, é possível ver no close, que Hermione se segura à camiseta de Harry. Na próxima cena, quando Harry é levantado, o lado esquerdo de sua camiseta azul está preso à calça, assim como também podemos ver em outra cena.

● Quando está sentado ao pé do Salgueiro Lutador, Rony grita: “Harry, Hermione, corram! É o Sinistro” Quando Sirius, como um cachorro, corre atrás deles, na cena que foca os rostos de Harry e Hermione, seus olhos não estão em sincronia com o cachorro antes de ele saltar.

● Quando Malfoy e seu amigo estão apanhando de um Harry invisível, Malfoy é arrastado por Harry. Na cena seguinte, quando é mostrado Malfoy sendo arrastado (que é uma cena das pernas de Malfoy no ar), olhe bem de perto (até mesmo em câmera-lenta) no canto direito da tela e você pode ver uma mão aparecer no vídeo, bem perto da tela. Ela não pode ser de Malfoy, pois ele está de luva.

● Na Casa dos Gritos, logo após Perebas se transformar em Pettigrew, quando Sirius e Lupin o tiram do buraco, a câmera foca as costas de Pettigrew enquanto o seguram, e é possível ver uma fita azul em seu “dedo perdido” durante dois quadros (para ver, é necessário ir de quadro a quadro).

● Após Rony ser arrastado pelo Sinistro para dentro do buraco, você vê Harry e Hermione sendo atingidos pelo Salgueiro Lutador, voando para trás e caindo no chão. Repare que quando o braço esquerdo de Harry atinge o chão, o mesmo é artificialmente macio.

● Após receber sua nova Firebolt, Harry corre para fora para usá-la. No close, ele está saindo do chão e na próxima cena aberta, vários alunos estão assistindo-o, porém seus olhos não acompanham o movimento real do vôo.

● Os ângulos, comprimentos e posições da cicatriz de Harry mudam constantemente durante o filme.

● Veja quando Edwiges cai sobre o braço de Harry. É meio óbvio que ele tem algum tipo de proteção sob a manga da camisa já que seu braço e seu pulso parecem anormalmente grossos.

● Um pouco antes de Hermione ser atingida no peito por um dos galhos do Salgueiro Lutador, se você passar a cena em câmera-lenta, vai perceber que ela tem um acolchoamento sob seu casaco rosa.

● Durante as cenas do Nôitibus Andante, Harry bate o rosto no vidro duas vezes. Ambas são a mesma cena repetida.

● Quando Sr. Weasley está avisando Harry sobre Sirius querer matá-lo, há um jarro supostamente mágico ao fundo, já que ele está servindo a bebida sozinho. Se você olhar de perto, pode ver o fio ou corda ou o que seja que o está segurando.

● Quando Harry e Bicuço estão voando sobre o lago, a pata de Bicuço deixa uma esteira¹ quando toca na água, como deveria. Essa esteira deveria agitar as ondas já presentes na superfície da água, mas isso não acontece. Fica óbvio que o efeito de esteira foi adicionado, mas o resto da cena não foi editado para que fizesse sentido.

● Logo antes de Rony empurrar Harry em direção à Bicuço, você pode vê-lo olhando diversas vezes para a direita, como se esperasse por sua deixa.

● Na Casa dos Gritos, quando Harry faz Snape voar por cima da cama, o dossel² sobre ela desaba com o golpe. Nessa cena, barras de metal sobre o dossel são visíveis, porém nas próximas cenas, não são mais. A maneira como o dossel fica pendurado depois do golpe, difere consideravelmente e as cortinas penduradas na cama diferem nas cenas anteriores, durante e depois do golpe.

● Na cena à noite, quando Harry está no corredor com o mapa, a ponta de sua varinha acende. E mais tarde, nessa mesma cena, quando Snape conversa com Lupin e Harry, sua varinha faz o mesmo. Porém, se você olhar para as sombras em seus rostos bem de perto, eles estão sendo iluminados de cima e não das varinhas abaixo deles.

● Na aula de Hagrid, logo depois de Malfoy ferir Harry, há um close na turma quando eles vêem Bicuço pela primeira vez e você pode ver Emma Watson segurando-se para não rir. Com certeza se seu amigo tivesse sendo incomodado, isso não seria engraçado, e além do mais, eles deveriam estar com medo de Bicuço.

● No “replay” da cena do soco, Harry está visivelmente mais atarracado, e eu diria mais baixo, e ele anda de um modo estranho – bem diferente de Harry. Obviamente é um dublê.

Notas do tradutor
1 – Rasto escumoso deixado pelo navio na água, quando navega; sulco.
2 – Armação saliente, forrada de damasco ou de outro estofo, e franjada, que se coloca como ornato sobre altares, tronos, camas etc.

Tradução: Juliana Torres e Giulia Bressani
Revisão: Larissa França

One Response to “Erros de Revelação”

  1. João Pedro Isidro Fonseca disse:

    Quando Harry esta com a capa de invisibilidade na neve provocando Malfoy e seus amigos, a imagem abre e tem um garoto sendo girado pelo cachecol e o malfoy bem longe é empurrado. Como Harry fez as duas coisas ao mesmo tempo?

Leave a Reply