Erros factuais, propositais, de trama e outros

Erro factual

● Quando Wood está explicando as regras do Quadribol para Harry, ele diz que se você pegar o Pomo o jogo termina, o que é verdade, mas depois ele também diz que o time do apanhador que pegar o Pomo ganha, o que não é verdade. Provavelmente os 150 pontos extras lhe dariam uma boa margem para vencer, mas como JKR diz no quarto livro, na Copa Mundial de Quadribol, você pode pegar o Pomo, mas perder a partida. Se você fosse explicar as regras a um novato iria querer explicar direito, não é?

● Durante o jogo de Quadribol não vemos as sombras de nenhum jogador no chão.

● O Expresso de Hogwarts sai da plataforma 9¾, entre as plataformas 9 e 10 na estação King’s Cross, em Londres. As plataformas mostradas no filme como sendo as plataformas 9 e 10, são na verdade a 4 e a 5 (as únicas que possuem uma parede entre elas como mostrado no filme). As verdadeiras plataformas 9 e 10 ficam numa parte separada da estação verdadeira. Além disso, quando Hagrid e Harry estão na ponte, eles estão andando em direção a plataforma 1, longe tanto das plataformas 9 e 10 verdadeiras, como das do filme. Não é de se estranhar que Harry se sinta perdido quando Hagrid vai embora e ele tem de achar o trem sozinho!

● Quando Hagrid visita os Dursley na cabana na ilha, ele agarra e dobra o cano da espingarda quando ela ainda está nas mãos do Sr. Dursley. Isso é impossível. A arma é feita de um metal resistente e quando Hagrid a segura, ela começa a dobrar, ainda na mão do Sr. Dursley. Considerando-se que Hagrid (o meio-gigante) é muito forte, ele deveria derrubar o Sr. Dursley ou arrancar a arma logo das mãos dele (e talvez seus braços junto). O Sr. Dursley teria de ter muita força para continuar segurando a arma enquanto ela é dobrada.

Erro “proposital”

● Quando Hagrid desce da moto segurando Harry,a casa dos Dursley (com um pequeno arbusto do lado direito da porta da frente) está visível bem atrás de McGonagall?. A casa é geminada dos dois lados a casas que têm garagens para apenas um carro. Porém, depois de Válter perguntar: “Quem escreveria para você?”, na cena em que uma coruja deixa a carta que voa através da abertura da porta, a casa à esquerda da dos Dursley (olhando-se de FRENTE) tem uma garagem para dois carros, não é geminada com a dos Dursley e fica um tanto longe dela inclusive. Depois, em Câmera Secreta, a casa da direita (olhando-se de TRÁS) é geminada novamente, da mesma maneira que no início do filme com o Harry bebê. (Vísivel no DVD em widescreen.)

Furo na trama

● Quando o trasgo entra no banheiro feminino, na cena em que Hermione anda para trás em direção aos cubículos, o local se ilumina devido à tempestade. Com essa iluminação extra é fácil ver que a parede entre o segundo e o terceiro cubículos vai, na verdade, até o chão, diferentemente das paredes entre os outros cubículos.No entanto, quando o trasgo acerta seu bastão nos cubículos, Hermione passa por baixo dessa mesma parede. Impossível!

Outro

● Quando Harry recebe sua primeira carta pelo correio, Duda arranca-a de suas mãos antes que ele possa abri-la. Então ele a entrega a seu pai (Tio Válter) e este diz: “Quem escreveria para você?” Se você prestar atenção em Duda, você verá que ele move os lábios dizendo a mesma coisa.

● Na cena em que Harry conversa com a cobra, a câmera dá um close nela e ela pisca. Cobras não
piscam.

● Na cena do jogo de Quadribol, quando Harry e o apanhador sonserino estão perseguindo o Pomo e um está tentando empurrar o outro para fora do caminho, você consegue ver Hogwarts ao fundo. Eles passam por Hogwarts duas vezes enquanto continuam na mesma direção.

● Durante a partida de Quadribol, enquanto Hermione e Rony conversam, eles mexem os lábios dizendo a fala do outro.

● Durante a partida de Quadribol, Hermione olha com seus binóculos para onde Harry está. Se você olhar o reflexo nos binóculos verá Harry se debatendo. Então, ela olha para Snape, mas quando olhamos o reflexo nos binóculos, ainda vemos Harry, como se ela estivesse olhando para ele.

● Durante a malfadada aula de voo de Neville, conforme ele se aproxima da estátua por trás, vemos que ela fica sobre uma pequena torre redonda com níveis alternados de tijolos em volta de seu topo. Então, a roupa de Neville se rasga na lança da estátua. Quando vemos a frente da estátua enquanto ele cai, ela está agora sobre uma parede plana.

● Quando Harry, Rony e Hermione estão correndo até a cabana de Hagrid depois dos exames finais e Harry está dizendo alguma coisa que termina em “por que eu não vi isso antes?”, Hermione está mexendo os lábios, dizendo parte dessa fala.

● Na cena, quase no final do filme, na qual Harry embarca no Expresso de Hogwarts para voltar para casa, Hagrid está na plataforma e acena. Ele está usando um casaco e parece enorme, como sempre, mas quando ele acena você pode ver que sua mão parece bem pequena se comparada com o resto de sua figura enorme.

Tradução: Juliana Poli Bonil
Revisão: Fabianne de Freitas

Leave a Reply