Erros de Revelação

● No local de exibição da cobra, enquanto Harry fala com a Python o corpo da cobra jaze enrolado sobre um tronco comprido e uma pedra grande. Na cena feita de fora do local de exibição, depois da vidraça desaparecer, Duda cai dentro do local onde estaria a cobra mas a essa não está lá, não está posicionada diferentemente, sumiu completamente!Na filmagem seguinte, feita dentro do local de exibição da cobra, enquanto Duda cai, a cobra está de volta, deitada sobre o tronco e a pedra, na mesma posição das filmagens anteriores.

● Daniel Radcliffe, o garoto que interpreta Harry Potter, tem olhos AZUIS naturais. Em algumas filmagens, Chris Columbus, o diretor, mudou a cor dos olhos de Daniel. Mas Chris Columbus não quis fazer isto o tempo todo. NÃO é um problema de luz.

● Dumbledore, McGonagall e Hagrid deixaram o bebê Harry na soleira da porta dos Dursleys. Quando a filmagem inicia o primeiro “close” do bebê, enquanto Dumbledore coloca o envelope sobre a manta, embora boa parte de sua testa esteja visível, a cicatriz não está lá. No “close” seguinte, fica aparente, devido á posição da cicatriz, aquela parte dela deveria estar visível em sua testa no “close” anterior.

● Quando Hermione mergulha em baixo da pia para se esconder do trasgo; na primeira cena, a área ao redor dela está suavemente molhada e há uma marca recente de um pé/bota de um membro da equipe aos fundos no canto direito. Depois de uma imagem rápida do trasgo, a área que cerca Hermione (sua mão, sua capa e seu pé) é destacada devido à edição computadorizada – tudo isso antes do trasgo bater sua clava com toda força na pia. (Visível no DVD em modo fullscreen.)

● No zoológico, Harry olha para a sua direita, para o sinal de ‘criada em cativeiro’ da Python. Nesta cena, a planta verde que esta abaixo, para o lado do sinal de local de exibição, está projetando-se para onde o vidro supostamente se encontra, ainda que isso aconteça ANTES do vidro desaparecer. De fato, esta planta, perto do sinal de exibição, muda de posição consideravelmente ao longo das cenas.

● Quando Harry está anda na seção restrita da biblioteca, você vê a sombra dos pilares da biblioteca na estante de livros. Se a luz estivesse vindo de sua lanterna, não haveria sombra – a luz obviamente vem de uma fonte em outro lugar.

● Na cena no início do filme em que todas as cartas de Hogwarts estão entrando na casa dos Dursleys, isso faz com que tudo balance. É bem óbvio, no entanto, que são apenas as câmeras que estão se mexendo enquanto nenhum objeto na sala está se movendo de fato (ex. as cortinas, ou qualquer um dos enfeites de casa).

● Nas filmagens encarando Válter, ele segura a primeira carta de Hogwarts sentando-se à mesa. Embora na filmagem da carta feita de perto enquanto ele a segura, não é a mão de Richard Griffiths, a mão têm as unhas roídas, segurando o envelope.

● Enquanto Válter ajoelha-se para atirar ao fogo as cartas de Hogwarts, o interior sólido atrás da lareira é visível além das chamas. No domingo, a primeira carta (vinda da lareira por efeitos especiais) acerta Válter na cara como enquanto voa. Nas duas filmagens da lareira seguintes, enquanto mais cartas saem dali voando, agora há grandes buracos visíveis nos fundos da lareira. Enquanto as cartas chovem da parte de cima da lareira, ar é bombeado por estes buracos para empurrar as cartas para fora.

● Logo depois de Harry volta à sua vassoura, o apanhador da Sonserina persegue o pomo e ele passa pelas torres (em ordem) da Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal, Sonserina, Grifinória e Lufa-Lufa, em sua esquerda (isso significa que Hogwarts também está à sua esquerda), quando Harry voa ao seu lado. No entanto, na próxima filmagem Harry se atira nele, eles ainda voam na mesma direção, e a escola agora está à direita. Um erro com o plano de fundo.

● Quando o correio chega, Rony recebe o Profeta Diário e Harry pergunta, “Posso pegar emprestado?”. Enquanto Harry pergunta se pode pegar o jornal emprestado, o corpo do dublê de Malfoy fica plenamente visível sobre o ombro esquerdo de Rony.

● No início da tomada aérea quando o trasgo esmaga os boxes com seu bastão, enquanto Hermione está no chão, as vigas no topo de todas as paredes dos boxes e a porta do segundo box estão todas visivelmente pré-quebradas antes do bastão atingi-las.

● Depois de ser largado pelo trasgo no banheiro feminino, Harry então rasteja para trás de costas e é aparente que está usando joelheiras debaixo de sua calça.

● A placa de madeira já está quebrada antes das cartas entrarem voando pela fenda para correspondências.

● Durante a aula de vôo de Madame Hooch, enquanto Rony tenta fazer sua vassoura voar até a sua mão, Rony move sua cabeça para a direita para estar em alinhamento perfeito com o cabo de sua vassoura, enquanto ela voa para golpeá-lo na cabeça.

● Na cena das cartas voadoras, quando as cartas estão chegando pela chaminé, se você olhar cautelosamente quando Harry pega uma, pode ver que as cartas são todas fotocópias, pois os selos das cartas não estão elevados.

● Mais alguém notou que, no começo da viagem a bordo do Expresso Hogwarts, o rato de Rony, em uma das cenas, é falso?! Quando o garoto está explicando seu feitiço para Harry, o rato aparece em cena e está completamente imóvel, movendo-se como se fosse um brinquedo.

● Durante o jogo de xadrez a rainha ataca o cavalo em que Rony está montado. Nesse close, pouco antes da lança realmente golpear o lado do cavalo, o grande buraco, utilizado para auxiliar a façanha, é visível na barriga do cavalo entre os estribos para as patas traseiras. Esse buraco não se encontra nas tomadas anteriores. (Visível no DVD fullscreen.)

● Quando Harry traz Rony para ver o Espelho de Ojesed, o lado verde da capa de invisibilidade é visto quando eles estão correndo em direção ao espelho, perto da porta pela qual eles entraram. (Se necessário, veja a cena em câmera lenta.)

● Quando Harry e Hagrid estão em Gringotes e estão saindo do carrinho para o cofre de Harry, na cena aérea você pode ver os vários níveis abaixo deles. Na próxima tomada, no canto inferior esquerdo, você pode ver o que parece ser uma tela azul logo abaixo da superfície do pé.

● Enquanto estava sentado no sofá da cabana na rocha, Hagrid pergunta, “Você já fez qualquer coisa acontecer, qualquer coisa que você não podia explicar, quando estava bravo ou assustado?” Na cena em que o gigante está levantando-se do sofá, é flagrantemente evidente que os dedos de sua mão esquerda são de látex. As mãos são visivelmente artificiais em outras tomadas também.

● Harry, Rony e Hermione estão na cabana de Hagrid perguntando para ele sobre o homem encapuzado e o ovo de dragão. O fundo atrás de Hagrid, que é a cabana, está realmente atrás dele, mas, quando a cena corta para Harry, Rony e Hermione, é bem evidente que as crianças foram editadas com seu fundo, que é a escola.

● No fim do filme, quando está indo embora a bordo do Expresso Hogwarts, e a tomada aérea mostra o trem afastando-se da estação, você pode claramente ver que Hagrid está com a altura normal, já que o teto do trem está muito mais alto que o gigante.

● Na cabana, quando Hagrid dobra a arma de Válter, se você olhar de perto, poderá ver que há uma marca na arma. Quando Hagrid dobra-a, a dobradura está exatamente onde a marca está também. Isso é mais visível no DVD.

● Quando as cartas entram na casa, explodindo a fenda para correspondências que estava coberta por um pedaço de madeira, você pode ver que o pedaço de madeira estava pré-cortado.

● O formato da cicatriz de Harry muda dramaticamente em pouquíssimas tomadas ao longo do filme. Dois exemplos seriam na manhã do aniversário de Duda, quando Harry abre seus olhos no close, enquanto está no armário debaixo da escada e depois, quando o cabelo dele é jogado para trás no close, enquanto o “espírito” de Voldemort começa a agitar-se em direção ao garoto enquanto ele segura a Pedra.

● Na primeira aula de vôo, quando Malfoy está para voar, vemos Hermione olhando para o céu antes de Malfoy atingir essa altura.

● Quando Tio Válter apanha as cartas de Harry e as rasga, você pode ver cortes nos envelopes, a fim de tornar mais fácil para Válter rasgá-las todas de uma vez.

● Depois que Hagrid diz, “Afaste-se, Dursley, seu grande trouxa” na próxima tomada, enquanto Válter atira com a arma torta, antes do furo realmente aparecer, a luz na extremidade da boca da arma ilumina o andar acima e o contorno do furo pré-feito é visível.

● Na cena onde Harry está correndo até a parede para a plataforma nove e meia, a câmera abaixa-se ligeiramente e você pode ver uma bastante rígida e falsa Edwiges balançando-se em sua gaiola.

Tradução: Luiz E. C. F e Marina Anderi
Revisão: Larissa França

One Response to “Erros de Revelação”

  1. Emile disse:

    Também tem aquela na hora em que o Harry é selecionado para a Grifinória. Primeiro, ele senta do lado direito, depois, vemos ele do lado esquerdo.

Leave a Reply