Erros de Continuidade

● Há duas cenas nas quais Harry é visto tendo visões do Departamento de Mistérios enquanto está dormindo. A primeira cena ocorre após seu confronto com Simas na sala comunal da Grifinória. Há tomadas de Harry deitado em sua cama, vestindo uma camiseta de manga curta e gola no pescoço, mas quando ele acorda assustado por conta da visão de Voldemort, ele se senta vestindo uma camisa de flanela. O dia seguinte é o dia da primeira aula de Defesa Contra as Artes das Trevas com Umbridge. Essa tomada anterior de Harry com a camisa de flanela foi retirada de uma cena posterior. Mais tarde no filme, quando Harry tem a visão do ataque de Arthur Weasley, ele está vestindo a camisa de flanela.

● No Largo Grimmauld, quando Harry e Sirius estão na sala com a árvore genealógica dos Black, enquanto Sirius diz “Meus pais e sua mania puro-sangue” a área da parede com os nomes de Sirius e Andrômeda e seus retratos queimados é bastante visível (assim como em outras tomadas). O nome de Belatriz está ao lado do de Andrômeda (sua irmã), mas não há nenhum retrato abaixo da faixa com o nome de Belatriz. Nessa tomada (somente galhos e folhas), nem em qualquer outra, com exceção do momento em que a enfocam enquanto Sirius diz “Minha prima demente” na qual há um retrato de Belatriz abaixo de seu nome.

● Enquanto Harry segura a profecia, quando Lúcio diz, “Você não quer saber o segredo de sua cicatriz? … Eu posso te mostrar tudo” ambos ele e Belatriz estão parados de frente a Harry e nenhum está usando máscara. O problema está na tomada geral, quando Harry diz, “Eu esperei 14 anos” dois Comensais da Morte mascarados estão se aproximando de Harry, que segura o brilhante orbe da profecia, mas supõe-se que Lúcio e Belatriz sem usar máscaras já estão parados lá.

● Quando Harry grita, “Expecto Patronum,” ele aponta sua varinha para o ‘seu’ dementador enquanto o patrono o repele mandando-o embora. Então Harry se levanta e abaixa o braço da varinha, mas na tomada seguinte sua varinha ainda está levantada apontando para a sua direita com o patrono à meia altura.

● Quando Harry, Rony, Hermione, Gina, Neville e Luna estão detidos no escritório de Umbridge, suas varinhas confiscadas que estão sobre a mesa da professora (Umbridge está à frente da mesa), mudam de posição repetidamente entre as tomadas. Note também a varinha no chão.

● Em seu escritório, quando Umbridge coloca açúcar em seu chá, ela coloca a colher no pires. Ao que Harry entra e ela diz, “Você escreverá algumas linhas para mim hoje”, há um close na xícara de chá e a colher sumiu. Após uma breve focalização em Harry, a colher reaparece.

● Durante o ataque dos dementadores, a varinha de Harry cai. Ela muda a posição da primeira tomada; note as rachaduras no chão.

● No parquinho, quando Duda e Harry confrontam-se, Duda veste calções pretos com desenhos largos de palavras e números. Quando Duda e Harry entram no túnel e mais tarde, quando um cambaleante Duda está em casa, seus calções tem desenhos completamente diferentes (embora sejam do mesmo tipo).

● Quando Harry e Arthur Weasley caminham em direção à calçada com a cabine telefônica do Ministério, podemos visualizar o asfalto por onde caminham. Na próxima tomada daquela rua, há uma poça d’água precisamente por onde eles passaram sem poça alguma. [Uma técnica de filmagem comum. Quando estão filmando cenas ao ar livre com pouca iluminação (como esta cena nublada) ou à noite, asfalto cru e concreto são frequentemente aguados para darem à superfície um reflexo de luz mais suave. Nesta cena, você pode ver um pouco de água no chão na primeira tomada e concreto seco dos lados do prédio. Aparentemente entre as tomadas o diretor pediu mais água (ou pode ter chovido, mas provavelmente eles filmaram essa tomada logo após alguns cortes) Ainda um erro, mas aqui vai a explicação].

● Quando Harry está escrevendo as linhas no escritório de Umbridge, há uma foto emoldurada de seu amado Cornélio e uma tigela com flores na quina de sua mesa. Na tomada aérea de Harry, quando ele começa a escrever, o porta-retrato foi movido para o centro da mesa.

● Após a visão de Harry do ataque de Arthur Weasley ele tem a primeira aula de Oclumência com Snape. As janelas atrás de Harry têm um padrão em formato de diamante, com divisões verticais e horizontais no vidro. Na última tomada, quando Snape pede foco a Harry, quando a câmera recua dramaticamente através dessa janela, há apenas o padrão de diamante no vidro.

● Na Sala da Profecia, quando Neville descobre o orbe de vidro de Harry e diz, “Tem seu nome nele”, ele está olhando para a quarta prateleira, acima de sua cabeça. Na próxima tomada de Harry ele está olhando para cima também, mas em sua próxima focalização, o orbe está na terceira prateleira, e Harry (que é pelo menos 20 centímetros mais baixo que Neville) está na verdade encarando o orbe, antes de tocá-lo.

● Quando Duda está deitado ao chão com o dementador flutuando acima sugando sua felicidade, note a parede atrás de Duda, com uma enorme pichação branca. Primeiro ele está deitado logo à frente desta pichação, próximo à saída do túnel. Logo depois ele está a um metro e meio de distância, do outro lado da pichação.

● Quando Dolores Umbridge usa sua varinha para entregar os livros-texto para a turma, nós vemos uma tomada de Harry e Rony pegando seus livros e dando uma olhada no verso. Na tomada seguinte, ambos estão olhando para frente, sem livro algum nas mãos.

● Depois que um enfaixado Arthur chega ao Largo Grimmauld, na tomada focando os gêmeos, Molly presenteia o gêmeo da esquerda com um embrulho azul e o gêmeo da direita com um embrulho laranja. Na tomada seguinte focalizando Arthur, enquanto Molly empurra os presentes, cada gêmeo tem, na verdade, a cor oposta da tomada anterior e é neste ponto em que, para a cena, trocam entre si os presentes.

● Após Sirius cair contra o véu do arco, quando Lupin segura Harry ele primeiramente o faz acima de seu braço direito, então abaixo e acima novamente, entre as tomadas.

● No Banquete Inicial, focalizando Simas e Harry sentados à mesa há um espaço substancial entre eles. Quando Dumbledore diz, “Boa noite, crianças,” e depois quando agradece Umbridge, os garotos estão sentados um ao lado do outro.

● Enquanto Lupin impede Harry de ir atrás de Sirius através do Véu da Morte, a varinha de Lupin em sua mão direita aponta alternadamente para baixo, para cima e então para baixo novamente.

● Enquanto ainda está na casa dos Dursley, Harry tem um sonho e acorda. Quando ele acorda vemos a luz do luar refletida em seu travesseiro, bem perto de seu rosto. Quando o ângulo da câmera muda, a luz na cama desaparece.

● Na estação de trem, quando Moody vê almofadinhas, Molly Weasley caminha a uma certa distância atrás de Harry e do cão. Na próxima focalização ela está logo atrás de Harry, mas quando a tomada é cortada para a visão ampla, ela está bem atrás novamente.

● Durante o filme, o alinhamento e posição das golas, gravatas, botões e brasões diferem de cena para outra algumas vezes, mais nitidamente nas cenas da sala comunal e nas do pátio.

● Dumbledore usa um fio fino de prata, com bolas prateadas penduradas amarradas ao redor de sua barba e a posição desse fio e a altura das bolas prateadas diferem em tomadas consecutivas, dependendo do ângulo da câmera, ao longo do filme. Por exemplo, quando Dumbledore está na frente da Suprema Corte, durante a audiência de Harry.

● Quando Harry acorda após sonhar com o ataque ao Senhor Weasley, podemos ver um pouco de barba em seu pescoço. Porém, quando ele está na sala de Dumbledore e, mais tarde, na de Snape, sua barba está bem feita.

● Depois dos centauros levarem Umbridge, Harry e Hermione encontram os outros membros da AD na ponte. Enquanto é feito o comentário acerca das Vomitilhas, o cordão do suéter de Gina é razoavelmente longo. Quando Neville diz, “A Armada de Dumbledore foi formada pra enfrentar algo real” o cordão está bem curto.

● Antes do ataque dos dementadores, assim que o céu escurece e o vento assola o parquinho, um jornal fica preso na cerca atrás de Harry, mas após uma breve tomada com foco em Duda, o jornal some, porém retorna quando Harry é focalizado.

● Quando Harry está parado em frente a Belatriz, próximo ao fim, apontando a varinha para ela, sua franja muda de posição algumas vezes entre as tomadas.

● Na Sala Precisa, quando Neville e Harry estão sozinhos, Neville está parado em frente ao espelho e a foto de Cedrico e outras coisas estão coladas no espelho. Não apenas a posição da foto, etc, muda entre as tomadas como também a fita que a fixa é diferente. Isso acontece também em outras cenas.

● Quando Harry e Duda entram no túnel, à esquerda de Harry está a pichação com o nome “Stark” e à direita de Duda a pichação com o nome “Jim”, que é diretamente oposta à sílaba ‘ta’ de “Stark”. Quando o dementador ergue Harry pela garganta, o garoto está posicionado à frente de “Stark”, enquanto o dementador flutua em um ângulo em frente à “Stark”. Após focalizar os tênis de Harry, na tomada aberta, a silhueta de Duda (à direita, em primeiro plano) está à esquerda de Harry (pela perspectiva do telespectador) encarando sua esquerda (precisamente onde Harry e o dementador estão posicionados), o que colocaria Duda mais recuado no túnel. Mas quando a tomada focaliza em Duda, ele está parado em frente à pichação “Jim”, que está à direita de Harry, próximo à entrada, mas Duda continua encarando sua esquerda, como se Harry estivesse mais adiante.

● Quando os Dursley vão entrando no carro, há uma grande planta suspensa à direita da porta principal com flores brancas grandes em sua maioria e algumas vermelhas. Quando Harry, Moody, Tonks e o restante da Ordem deixam a casa, as flores passam a ser pequenas e vermelhas.

● No salão principal, quando Dumbledore diz, “Boa noite crianças, eu tenho duas mudanças no quadro de professores este ano”, nós vemos Fred e Jorge sentados no quinto e no sexto assentos e os outros alunos próximos ao fim da mesa da Grifinória. Na tomada seguinte focalizando Dumbledore, vemos os últimos sete alunos daquele lado da mesa e não apenas os Weasley sumiram como também os alunos são diferentes. Isto é perceptível ainda em tomadas adicionais.

● Durante a interrupção dos exames dos NOMs, quando Umbridge está parada na entrada do salão principal, ela projeta uma sombra longa e perceptível à frente de si mesma enquanto olha para a esquerda. Na tomada seguinte, enquanto os gêmeos voam e passam por ela, ela passa a projetar uma sombra perpendicular à anterior que sumiu.

● No escritório de Umbridge, Harry começa a escrever “Não devo contar mentiras” no papel e no próximo foco, a escrita no papel é diferente. O próprio papel move-se sobre a toalha. Note as flores em relação ao texto.

● Na Sala Precisa, antes do feriado de Natal, Harry cumprimenta a AD pelo bom trabalho e eles aplaudem. Há duas tomadas consecutivas do grupo de ângulos diferentes e entre estas tomadas, a varinha de Cho vira de cabeça para baixo e a de outra garota muda de mão etc.

● Na Floresta Proibida, Hermione toca o sino no guidão na focalização enquanto Grope está a alguns metros de distância com as mãos vazias. Os olhos de Harry e Hermione continuam fixos em Grope enquanto ela toca o sino, portanto sabemos que ele não pega outro guidão. Na tomada seguinte, Grope, no mesmo lugar, toca o sino do mesmo guidão. Ele mudou de mão durante as tomadas.

● Depois de ser expulso, quando Harry posiciona a fotografia em sua cômoda, sua varinha se move para mais próximo e para mais longe entre as tomadas.

● Quando Harry está sendo testado por Snape em ser capaz de bloquear a mente de ser lida, a mancha de suor em seu suéter muda de tamanho de grande para pequeno durante a cena.

● Os gêmeos Weasley interrompem os exames com sua exibição de fogos de artifício. Quando eles voam para fora do salão, todos os Decretos Adicionais nas molduras de madeira desabam ao chão. As molduras acima da porta caem em frente à entrada aos pés de Dolores. Quando os alunos saem correndo do salão, todas as molduras que estavam em frente à entrada do salão desapareceram instantaneamente.

● No parquinho, quando Harry está sentado no balanço, sua longa sombra é projetada diretamente à sua frente enquanto ele assiste um garoto e sua mãe no giro-giro, que está também à sua frente. O problema é que as sombras dos dois são consideravelmente menores que a de Harry, sendo projetadas à esquerda do bruxo.

● Quando Dumbledore está duelando com Voldemort no Ministério, alguns azulejos acima de Harry se quebram. Em uma tomada diferente focando Harry, são outros azulejos que estão quebrados.

● Quando o dementador agarra Harry no início, os pés de Harry estão separados. A câmera faz um corte rápido e então um pé está dobrado atrás do outro.

● Quando Hermione pergunta se Rony nunca para de comer, ela está com a mão erguida à altura do rosto. A câmera corta para as costas de Harry, que acabou de ir ao encontro dos amigos, e então a mão de Hermione já não está á altura do rosto.

● Quando entra no Ministério para sua audiência, a franja de Harry está desarrumada para cima e para esquerda. Quando Harry caminha pela multidão apenas momentos depois, ela está bem mais arrumada.

● Quando Duda e Harry entram na sala de estar após o ataque de dementadores, Duda está com o braço em volta de Harry na tomada da perspectiva da cadeira de Petúnia. Entretanto, na focalização da porta após esse momento, a câmera corta e seu braço está, então, abaixado.

● Quando Harry vai para sua detenção, Umbridge coloca a colher no pires. Quando ela entrega a pena a Harry, a colher mudou de posição.

● Quando, ao final, Voldemort deixa o corpo de Harry, o garoto está deitado de costas. A câmera corta para uma longa tomada mostrando Rony, Gina, Luna, Hermione e Harry está, então, deitado de lado.

● Quando Harry e Hermione conhecem Grope, a alternância nos saltos de Hermione fica mudando frequentemente.

● Quando Hermione está dizendo a Harry que Voldemort provavelmente o mostrou Sirius para fazê-lo ir ao Departamento de Mistérios, Rony está mais abaixo de Hermione na escadaria. Na tomada seguinte ele está no mesmo degrau que ela.

● Quando Dumbledore se posiciona contrário à expulsão de Sibilia Trelawney por parte de Umbridge, ele dá uma volta para voltar ao castelo. Quando ele o faz, há um imenso grupo de alunos ao redor dele. Quando a câmera corta para uma tomada frontal, um espaço grande aparece entre as crianças imediatamente.

● Quando a Ordem pega as vassouras no início, a altura por onde elas são seguradas muda subitamente de uma tomada para outra. As de Harry e Kingsley são as mais perceptíveis.

● Na sala comunal da Grifinória, quando Hermione e Rony se sentam ao lado de Harry na primeira tomada, a fita à esquerda na camisa de Hermione está pendurada acima do ombro e abaixo do cabelo. Quando a tomada corta para uma frontal, quando ela vê a mão de Harry, a fita está pendurada apropriadamente na frente de sua camisa.

● Quando todos sobem na carruagem que leva a Hogwarts, eles falam com Luna Lovegood. Durante a cena, a direção para a qual a cabeça de Luna está posicionada fica mudando entre tomadas.

● Quando os Comensais da Morte giram ao redor de Harry (agarrando os outros alunos) na Câmara da Morte, próximo ao véu, nas tomadas amplas ele está deitado ao chão com a cabeça acima de seu braço direito, mas na tomada anterior e nas seguintes focalizando-o, seu braço está mais para baixo e sua cabeça está abaixada diretamente contra o chão.

● Quando Harry leva Duda para casa, logo antes que ele abra a porta, Petúnia pergunta, “Dudinha, é você?” e as folhas da planta ao lado da porta bloqueiam a fotografia mais próxima do chão atrás delas, mas na focalização seguinte, as folhas estão mais baixas, de forma que a fotografia é mais visível.

● Durante a celebrada chegada do Sr. Weasley ao Largo Grimmauld, nas tomadas amplas mostrando o fim da mesa algo alto está localizado exatamente ao lado de uma caixa de madeira, à esquerda de Gina. Nas tomadas mostrando a entrada, incluindo quando Harry entra e se junta a eles, não há nada ao lado dessa caixa.

● Quando Harry e Duda chegam ao túnel (correndo da chuva), Harry para rente às letras “r” e “k” da grande pichação da palavra “Stark”, e Duda está bem na frente da grande pichação branca à sua direita (esquerda do telespectador). Na tomada seguinte, do ponto de vista dos garotos, o túnel vazio é mostrado e à esquerda estão pichadas a palavra “Stark” e parte da pichação branca, embora os garotos estivessem
parados um pouco distantes dentro do túnel.

● Quando o dementador ergue Harry do chão, os pés de Harry balançam ao lado da grande pichação da palavra “Stark”, e então o garoto cai com os pés aproximadamente em frente da letra “k”. Após focalizar sua varinha, Harry está agora deitado próximo à letra “S”, até mais próximo do dementador, embora esteja tentando sair de perto dele e alcançar sua varinha atrás de si.

● Quando Moody, Harry, Tonks e os outros estão em frente ao Largo Grimmauld nº 12, suas posições mudam. Harry e Tonks estão parados bem próximos de Moody na tomada frontal do grupo, mas nas tomadas focalizando o número 12 estão muito mais distantes e, nas focalizando Harry, Shacklebolt passa a ficar diretamente atrás de Harry, embora em tomadas prévias Kingsley esteja atrás de Moody e cerca de um metro e meio distante de Harry.

● Logo no começo, Harry aponta sua varinha para Duda. Nesta tomada ele está bem em frente a Duda. Quando escurece, ele está um pouco mais distante.

● Quando Almofadinhas corre e passa pela porta em King’s Cross, ela está apenas entreaberta (olhe para o topo da porta para perceber o ângulo). Quando Harry entra quase imediatamente depois, ela se fechou um pouco mais.

● Ao que os alunos estão saindo da Sala Precisa, todos agradecendo a Harry, o grupo próximo a Harry muda completamente entre tomadas. É especialmente visível quando um garoto de cabelos castanhos até o ombro passa por Harry duas vezes.

● Após os gêmeos Weasley voarem para além da escola em suas vassouras, quando os estudantes se reúnem e os aplaudem, na tomada de frente para Flitwick, Nigel está parado à esquerda de Harry, logo ao lado do professor. Na tomada de frente para Harry, Nigel está, então, parado a trinta centímetros de distância, à direita de Harry.

● Quando Rony diz, “Quem é você e o que fez com Hermione Granger”, sua cabeça está virada um pouco de lado, mas na tomada seguinte sua cabeça está virada para frente.

● Durante a primeira detenção de Harry, antes de ele começar a escrever e enquanto Umbridge ainda está falando, ele está sentado à mesa. Ele está segurando a pena com a mão direita, e seu braço esquerdo está sobre a mesa. A tomada muda para um ângulo diferente e seu braço esquerdo está imediatamente fora da mesa. Umbridge ainda está falando, portanto não há lapso temporal dentre as duas tomadas.

● Depois de Harry entrar na sala comunal da Grifinória, quando Simas se levanta a barra de sua camisa branca está apenas um pouco para fora da calça, nas costas. Quando ele é mostrado com as mãos ao lado do corpo de costas, toda a barra de sua camisa está para fora da calça.

● Durante o filme, a cicatriz de Harry se move perceptivelmente em sua testa, de forma que não esteja sempre na mesma posição.

● Em algumas cenas, mais perceptivelmente na cena da audiência, o enfeite do chapéu do Professor Dumbledore fica mudando de posição, às vezes até deixando de estar pendurado.

● Na casa dos Dursley, quando a coruja entrega a carta de Mafalda Hopkirk e esta anuncia a expulsão de Harry de Hogwarts, o ventilador no balcão muda de posição perceptivelmente.

● Quando Harry declara, “Se Voldemort está erguendo um exército, eu quero lutar”, a cena corta para ele dormindo em sua cama, e a posição do lençol muda entre as tomadas.

● Logo antes de Harry entrar na sala da corte para sua audiência, nós vemos uma focalização no rosto de Harry e as extremidades de suas sobrancelhas (próximas ao nariz) estão muito compridas. Na cena seguinte, quando ele se senta na cadeira, elas foram ligeiramente aparadas.

● Quando Harry está falando com Hermione e Rony no quarto da casa dos Black, em uma tomada o cabelo de Hermione está cobrindo a esquerda de sua camiseta pólo, mas na tomada seguinte você pode perceber uma logomarca, já que seus cabelos estão para trás. Segundos depois, seu cabelo está novamente cobrindo a logomarca da camiseta.

● Após descer a escada rolante no caminho para a audiência de Harry, quando Arthur Weasley tenta passar pela catraca, a mão direita de Harry pega o tíquete no bolso esquerdo na tomada lateral. Então ele pega novamente o tíquete na tomada frontal, antes de cortar para a tomada lateral novamente, na qual ele ainda está pegando o tíquete. Note também o homem com o jornal debaixo do braço que passa pela catraca e aparece de novo na fila, entre estas tomadas.

● Quando Lord Voldemort está fazendo chacota de Harry, Dumbledore aparece na lareira e a lateral de seu cabelo está por trás dos ombros. Na tomada seguinte está na frente dos ombros. Então, quando a luta entre Voldemort e Dumbledore se inicia, seu cabelo está atrás dos ombros novamente.

● A maneira como Harry segura o orbe da profecia é diferente entre tomadas.

● Quando Dolores fala com Trelawney no pátio, a mala na frente de Sibila é horizontal para nós, e mesmo quando a professora tropeça nela, ela continua posicionada horizontalmente. Entretanto, quando a Professora McGonaggal chega, a mala passa para a posição diagonal.

● Quando Dolores está no pátio expulsando Sibila de Hogwarts, ela diz “Na verdade, eu posso.” e então mostra um rolo de pergaminho. A maneira e direção que ela segura o pergaminho mudam entre as tomadas.

● No quartel general da Ordem, depois que um enfaixado Sr. Weasley retorna, os presentes são distribuídos e eles estão brindando a Harry, a posição das coisas sobre a mesa muda de uma tomada para outra.

● Depois de levar Duda para casa, enquanto tio Válter está falando que Harry finalmente enlouqueceu Duda, a expressão de Duda muda de louco para normal. O braço de tia Petúnia ao redor de Duda também muda.

● Quando Harry está sentado conversando e segurando o Profeta Diário em suas mãos, ele continuamente muda, ora apoiando os braços sobre a mesa, ora segurando o jornal no ar, além de ficar mudando o lado que ele segura também.

● Após a batalha entre Dumbledore e Voldemort, quando Harry está deitado no chão e Dumbledore diz, “Não são as semelhanças…” o pó de vidro no rosto de Harry desaparece, reaparece, etc.

● Quando Hermione e Rony encontram Harry no Largo Grimmauld, o cabelo de Hermione muda de em frente ao seu ombro para trás, às costas, e então à frente novamente.

● No Departamento de Mistérios, quando Hermione diz , “É só um portal vazio”, o arranhão na bochecha direita de Harry é grande e ensanguentado, mas na tomada seguinte é significativamente menor. Ele continua mudando nas tomadas seguintes.

● Quando Dolores Umbridge escreve “NOMs” no quadro, a caligrafia se torna menor em tomadas seguintes.

● Quando Harry está parado em frente ao orbe da profecia com o seu nome, já próximo do fim do filme, a posição de sua franja, mais perceptivelmente em relação à sua cicatriz, fica mudando durante a cena.

● Quando Snape agarra Harry pela gola da camiseta após o garoto ter acabado de ver as memórias do professor, a posição do dedão de Snape muda entre as tomadas.

● Durante os NOMs do quinto ano no salão principal, Umbridge está sentada à frente da sala, em frente ao pêndulo em movimento. Quando ela ouve o barulho no salão de entrada, ela caminha até lá e a distância entre ela e a porta do salão principal muda entre as tomadas para mais próximo da porta e então mais distante de acordo com o ângulo da câmera.

● Durante os NOMs no salão principal, o balanço do pêndulo atrás de Dolores não está de acordo com o movimento entre uma tomada e outra, balançando de forma descontínua durante a cena.

● Na tomada aérea inicial do parquinho, a paisagem que está em volta do local é plana, desprovida de qualquer elevação, e não há prédios nem ruas próximas. Quando há uma focalização de Harry e Duda, onde eles são mostrados de ângulos diversos, há então casas, pequenas elevações, arbustos e uma estrada ao fundo.

Tradução: Antonio Kleber Gomes
Revisão: Marina Anderi

Leave a Reply