Erros de Continuidade

● Quando Murta está alagando o banheiro feminino, a pia que mais tarde não funciona (a entrada para a Câmara) está jorrando água para todos os lados – está no lado mais perto da porta, então podemos vê-la claramente ambas as vezes.

● Na cena onde Harry, Rony e Hermione estão tomando a Poção Polissuco, Harry se curva na direção do espelho e começa a vomitar ou algo do tipo. Você pode ver claramente que sua camisa está metade desabotoada, e então há um corte para uma visão mais ampla. Há outro corte aonde mudam o foco de volta para Harry, e sua camisa está abotoada, bonita e arrumada.

● Há uma cena em que Harry está falando com Gina na Câmara, e ele está segurando seu braço abaixo da ferida. Nessa tomada, Harry tem sangue em sua mão. Quando Gina percebe o machucado, Harry move a sua mão para cobri-lo. Agora sua mão está sem sangue. Na tomada seguinte, a mão está coberta de sangue novamente.

● Quando Rony e Harry estão fugindo das aranhas no carro voador, a janela do lado do passageiro que quebrou anteriormente, chocando-se com o Salgueiro Lutador, não está quebrada, você pode ver o reflexo de Rony. Um minuto depois, você pode ver que a janela está quebrada novamente.

● Quando Errol solta o berrador, ele cai num pote de batatinhas. O lacre do envelope está quebrado, mas quando Rony pega-o, o lacre está fechado.

● Quando Harry conjura o feitiço em Malfoy no clube do duelo, Malfoy cai no chão com seu cabelo bagunçado. Quando a câmera corta para a próxima cena, Snape puxando Malfoy, seu cabelo está arrumado novamente.

● Quando o carrinho de bagagem de Rony bate no de Harry, o malão de Rony está visível. Quando Rony começa a se virar na tomada vista de cima, o malão tem cinco faixas para fecho marrom – duas nas pontas e três no meio. Quando Harry e Rony gemem e se levantam, o malão de Rony tem quarto faixas para fecho marrom – duas nas pontas e duas no meio.

● Na cena onde Lockhart está tentando ensinar os alunos como conjurar feitiços de desarmamento, Professor Snape conjura seus feitiços contra Lockhart. Lockhart sai voando pelo ar, com sua varinha na mão. A filmagem é cortada para uma tomada aonde a varinha de Lockhart sai voando pelo ar, caindo de sua mão, e então volta para uma tomada de seu ombro esquerdo aonde ele cai com a varinha na mão. A filmagem é cortada novamente para uma tomada de frente, e ele levanta sem a varinha na mão.

● Quando Harry e Rony correm para a parede na estação de trem, você pode ver a gaiola da coruja aberta, mas quando eles levantam, a gaiola está fechada.

● Quando Rony, Harry e Hermione bebem a Poção Polissuco, todos derrubam seus copos, eles quebram no chão e, presumivelmente, fazem uma grande bagunça. De qualquer jeito, na tomada filmada de cima, na direção de Harry, não há sinal de copos quebrados ou qualquer poção derrubada em algum lugar.

● Quando Lockhart cai no buraco que leva a Câmara Secreta, nós podemos ouvi-lo bater no chão um ou dois segundos depois. Quando Rony e Harry pulam, não apenas eles levam mais tempo para chegar ao chão, como também eles escorregam por um cano, ao invés de cair direto.

● Quando Harry, Dumbledore e Lucius Malfoy estão no escritório de Dumbledore e Harry diz que ele vai estar por perto para salvar o dia, seu rosto está limpo. Mais tarde quando Harry dá a Malfoy o diário de Tom Riddle, seu rosto está sujo como estava na Câmara.

● Na tomada em que Dobby pega as cartas de Harry de sua roupa e conta a ele sobre o porque de tê-las escondido, ele está parado na frente do guarda-roupa e você pode ver as gavetas bem fechadas (com exceção da última, que está um pouco aberta). De qualquer modo, na tomada seguinte, quando Dobby sai correndo pela porta com Harry o perseguindo, você pode ver que as gavetas estão semiabertas e díspares.

● Quando Harry está na Câmara Secreta e acabou de matar o Basilisco, você vê em três tomadas de quarto que Harry ainda está na cabeça de Salazar Slytherin. Quando a cabeça do Basilisco cai, Riddle olha para cima com raiva, na direção em que Harry deveria estar, mas na tomada imediatamente em seguida, Harry está andando ao lado do Basilisco morto.

● Depois da Aventura do Salgueiro Lutador, quando o carro atira Perebas para fora, nessa tomada há uma grande barra de metal presa embaixo do painel do volante. Essa barra de metal não está em nenhuma das tomadas seguintes.

● Na cena aonde Harry sai da lareira dentro de uma loja escura, ele rapidamente sai pela porta da frente. Um pouco antes de ele sair, preste atenção. A calçada do lado de fora está brilhante e ensolarada, não como a calçada escura e suja em que ele sai.

● Quando Harry é encurralado pelo Basilisco, o Basilisco está a um pé de distância de seu rosto, mas quando ele se inclina para pegar a pedra, o Basilisco está a um metro de distância.

● Tom Riddle diz “Ela não vai acordar” e caminha na direção de Harry. Quando Harry diz “Tom, Tom Riddle”, a tomada filma Harry e Gina, e a varinha de Harry está no chão, perto da sola do sapato de Gina. Quando Harry diz “Você é um fantasma?”, e a câmera foca em Harry, sua varinha está num lugar completamente diferente. Está parada, parcialmente coberta pelas roupas de Gina, acima de seu pé direito, perto de Harry. Na tomada seguinte, depois de Riddle dizer “Uma memória, preservada…”, a varinha saiu da posição da tomada seguinte. (Visível em DD fullscreen)

● Quando Rony e Harry colidem com o Salgueiro, você pode ver que o Salgueiro bate na parte da frente do carro e no farol esquerdo. Em seguida, o farol está funcionando e inteiro.

● Na Câmara, quando Harry corre do Basilisco, ele termina encurralado no corredor impedido com barras de metal na parede circular. Quando Harry se abaixa porque o rosto do Basilisco está muito perto, a maneira como as barras estão presas na rocha é diferente.

● Hermione para na escadaria, vira de costas para olhar para Harry e Rony, que estão nos degraus abaixo, e então ela fala “Você ouve essa voz, uma voz que só você consegue ouvir”, e há um grande retrato, com uma placa de nome abaixo, na parede à esquerda de Hermione. Na próxima tomada, filmando Hermione, a moldura do retrato está totalmente diferente e mais ornamentada.

● Quando Harry foge, para dentro do Ford Anglia, na tomada de dentro do carro, Rony segura Harry firmemente embaixo de seu braço esquerdo, enquanto Válter puxa o pé de Harry. Na tomada feita do exterior, de cima, Rony segura Harry por cima de seu braço, embora no close em Harry, o braço de Rony esteja embaixo do braço de Harry. Logo depois que Rony fala “Vamos!”, o braço de Rony está por cima do braço de Harry novamente.

● Quando Harry está na Borgin & Burkes na Travessa do Tranco, ele se aproxima da vitrine contendo caveiras, e à esquerda há um grande espelho arredondado em cima de um armário. Quando ele se afasta, tirando sua mão da Mão da Glória. Na tomada afastada, há um suporte alto, ornado suporte de aço atrás de Harry que está perto da prateleira, na frente do espelho e do armário, que na tomada anterior não estava lá.

● Quando o carro voador joga Harry e Rony para fora do carro e Harry está caído na grama, você o vê começar a se levantar. Na tomada seguinte ele está começando a se levantar novamente.

● Quando Harry chega n’A Toca, você vê uma tomada da lareira aonde mais tarde ele vai viajar. Não há um pote de pó-de-flu uma chaminé para suportá-lo. Mais tarde, quando eles vão para o Beco Diagonal, a chaminé está embutida nos tijolos, e o pó-de-flu também está lá.

● Depois de transformar um pássaro em uma taça, McGonagall? diz “Agora é a vez de vocês. Quem quer ser o primeiro a tentar?”, a menina da Sonserina à esquerda tem maria-chiquinhas que começam nos lóbulos de suas orelhas. Na tomada seguinte, as maria-chiquinhas estão muito mais altas, no topo das orelhas.

● Depois de Harry fazer seu malão e Rony começa a se inclinar para prender o gancho nas grades da janela, o excesso de corda está no canto da janela de Rony, mas no close seguinte está bem no centro.

● Durante a cena aonde Harry e Rony estão falando com Malfoy como Crabbe e Goyle, Draco está com o cabelo para trás, com gel. Uns segundos depois, o cabelo está meio repartido e bagunçado na parte de trás. Mais alguns segundos depois, seu cabelo está arrumado para trás novamente.

● Quando Harry persegue Dobby escada abaixo, ele cai atrás de Dobby, com os joelhos dobrados, sua mão e pé esquerdos na frente e direitos atrás. Na tomada seguinte, ele ainda não se mexeu, mas ele está o oposto: com o lado direito na frente.

● Quando Harry segura a página sobre o Basilisco que Hermione arrancou de um livro, nos dois closes, a borda da página está arrancada de um jeito que algumas palavras estão rasgadas fora. Já nas tomadas mais distantes, a página foi arrancada corretamente.

● No banheiro feminino, quando Harry inspeciona a pia que Murta o indica, manchas na porcelana estão visíveis. Quando a pia desce, o padrão das manchas está diferente.

● Na Travessa do Tranco, quando Harry anda rapidamente para sair da Borgin & Burkes, propagandas/avisos na parede estão visíveis. Quando Harry vira para responder “Estou bem, obrigado”, a parede é vista novamente, mas com propagandas diferentes.

● O travesseiro e cobertores na cama de Harry não apenas mudam de lugar em tomadas consecutivas, mas também o travesseiro muda da hora que Dobby pula para cima e para baixo na cama para a hora que Harry o confronta sobre as cartas.

● Enquanto zomba de Sr. Weasley na livraria, Lucius Malfoy segura arrogantemente o livro de Gina e diz “Mas julgando pelo estado desse livro, eu diria que não”. Ele solta o livro e o barulho que ele faz é alto o suficiente para ser ouvido, mas na tomada de frente seguinte, ele o segura e solta de novo. Isso ocorre bem antes de Lucius colocar o diário de Tom no caldeirão atrás do livro de Gina.

● Na cena onde Harry e Rony aterrissam no Salgueiro Lutador, o teto do carro fica amassado. Depois de um momento, o teto está bem menos danificado.

● O sol mostrado na introdução está visível e brilhante um pouco acima do horizonte. A câmera se move por entre as nuvens (durante um ou dois segundos) e foca nas casas. O sol está agora cercado por nuvens e desceu um pouco mais.

● Quando Harry acerta o Basilisco na boca, ele puxa seu braço para fora e a presa não está o perfurando. Ela só aparece instantes depois.

● Quando Harry e Hermione adentram a Floreios e Borrões, a Sra. Weasley reclama e tira a poeira da capa de Harry. Conforme ela diz, “Ainda bem. Nós esperávamos que você não tivesse ido…” ela segura a bolsa de uma forma e Gina está olhando para Harry, porém, na próxima tomada enquanto ela diz “…muito longe”, ela está segurando a bolsa de uma forma diferente e Gina agora está olhando para o outro lado.

● Dumbledore fala “Então por que o Chapéu Seletor o colocou na Grifinória?” e no close, o Chapéu está em cima de dois livros. Na tomada seguinte, Harry responde “Porque eu pedi” e o Chapéu agora está em cima de três livros. Durante essa cena inteira, no escritório de Dumbledore, as coisas como o Chapéu Seletor e a lâmpada atrás de Dumbledore mudam de posição dependendo do ângulo da câmera.

● Quando Lockhart solta os diabretes, há uma tomada de Hermione em pé com um diabrete voando em sua direção. A cena é cortada para um diabrete voando, e no fundo você pod ever Hermione se levantar novamente.

● Na cena em que Madame Nora é encontrada pretrificada, há uma tomada do rosto de Snape e seu cabelo vai até a metade de sua bochecha. Na próxima tomada em que Snape aparece, seu cabelo vai quase até o queixo.

● Quando o carro voa na direção do Salgueiro Lutador, Rony segura sua varinha e com as duas mãos, juntamente com as mãos de Harry, tenta desesperadamente girar o carro, mas na tomada seguinte, apenas a mão de Rony é visível em cima do volante. Depois, nas próximas tomadas, Harry ainda está segurando no volante tentando desviar da árvore.

● Na primeira tomada aérea do escritório de Dumbledore quando ele conversa com Harry e Rony, o canto do tapete está arrumado e embaixo do poleiro de Fawkes. Quando Dumbledore levanta para dar a Rony a carta para Azkaban, o tapete está completamente diferente, mesmo não tendo sido tocado.

● Quando o Basilisco emerge da água, na primeira tomada Harry olha para o Chapéu Seletor e a espada aparece. Quando Harry apanha a espada, na segunda tomada, não só o chapéu está em uma posição diferente como também está caído em outra parte do piso.

● Quando Harry perfura o diário com a presa da cobra, a ponta deveria estar coberta de tinta. Porém, não há tinta na ponta quando ele está no chão.

● Depois de Lockhart soltar os diabretes há uma tomada vista de cima de Neville sendo puxado para cima enquanto os estudantes começam a fugir da sala, incluindo Malfoy e Goyle. Na próxima cena, enquanto Malfoy e Goyle, que ainda estão em suas cadeiras, começam a correr na direção da câmera, Lockhart é visível correndo escada acima no fundo, apesar de estar ainda no térreo na tomada seguinte.

● Na casa do Hagrid, quando Lúcio Malfoy segura a ordem de suspensão para Dumbledore apanhá-la, na tomada que mostra o rosto de Malfoy, o laço do lacre aponta na direção dele, porém, quando a próxima tomada mostra o rosto de Dumbledore, o laço agora termina na direção de Dumbledore.

● Na residência dos Dursley, quando Harry acorda e se levanta para olhar a janela, uma tigela e um prato com resto de comida se encontram sobre a escrivaninha. Nas próximas tomadas, até quando Válter persegue Harry para fora da janela, a comida no prato é alterada e o prato muda de posição, para frente e para trás na mesa. Quando Válter grita, “Petúnia, ele está escapando”, na tomada do interior do quarto o abajur está no canto da cama, porém, na tomada exterior seguinte, está caído no travesseiro. A posição da manta de Harry também muda.

● Quando o basilisco sai de barriga para cima e morre, não há muito sangue em sua boca e nos seus dentes. Porém, quando Harry passa pelo basilisco para chegar até Gina. A boca e os dentes da criatura estão cobertos por uma boa quantidade de sangue.

● Enquanto no Salão Comunal da Sonserina, quando Malfoy diz, “Mas meu pai disse o seguinte…” visível na parte de trás estão Crabbe/Rony? e Goyle/Harry?, e um cachecol com as cores da Sonserina jogado no encosto da poltrona. Esse cachecol muda de posição quando Rony/Crabbe? se levanta em um salto e Harry/Goyle? o segura e na última tomada vista de cima de ambos enquanto eles correm escada acima.

● Depois de Harry ter apanhado o pomo e ter se sentado, Hermione corre até ele e se agacha. As vestes dela estão cobrindo suas pernas na tomada vista de longe, mas no close-up elas não estão cobertas e isso continua se alterando nas duas tomadas seguintes.

● Quando as cartas de Hogwarts chegam até a toca, Percy as distribui. Ele entrega uma para Fred e depois passa uma sobre Fred para entregar para Jorge. Mas na tomada sobre os gêmeos (olhando para Harry e Rony), Jorge recebe outra carta. Ele está na ponta da mesa, então não há ninguém ao lado dele para receber a carta porque Arthur obviamente não receberá.

● No Salão Comunal da Sonserina, a almofada verde no braço de Malfoy muda comparada às tomadas que mostram o rosto dele e daquelas que não mostram. A madeira também muda atrás de Malfoy e as marcas de poeira na mesa entre os dois sofás em frente à Goyle mudam drasticamente, depois de Malfou perguntar, “Quantas vezes eu tenho que lhe dizer?”

● No Salão Comunal da Sonserina, Malfoy se senta na beira da escrivaninha enquanto ele conversa com Crabbe/Rony? e Goyle/Harry? e os objetos na escrivaninha estão visíveis ao redor dele. Quando Malfoy diz, “Faz cinqüenta anos que a Câmara foi aberta…”, ele agora se senta na ponta esquerda, o abajur está virado para o outro lado e etc.

● Enquanto Harry e Rony estão no banheiro das meninas, Hermione entrega para eles seus copos de Poção Polissuco. Na tomada ampla, Rony dobra o seu dedo esquerdo na base do copo e a manga direita de seu suéter cobre o seu pulso enquanto ele adiciona o cabelo à poção. Porém, no close up das mãos de Rony, seu dedo indicador agora está na aba do lado oposto e uma boa parte da manga direita do seu suéter aparece por baixo do casaco. E então, quando Hermione diz, “Saúde” ela segura a base do copo com a aba perto de seu dedão, mas nenhum dedo o atravessa quando ela começa a beber a poção. Porém, no close up ela segura o copo de uma maneira completamente diferente.

● Quando Dobby visita Harry na ala hospitalar, Harry joga os cobertores para o lado e se levanta. Nas próximas tomadas, o travesseiro e os cobertores mudam de acordo com o ângulo da câmera ou estão completamente diferentes para aquela tomada.

● Enquanto no Salgueiro Lutador, os pontos centrais das rachaduras nos vidros do carro mudam de posição e forma. Da primeira tomada do vidro sendo quebrado até quatro tomadas depois de Harry virando para trás, com o vidro visível atrás dele. Independente de quanto danificado ficou o vidro, o ponto central das rachaduras deviam estar no mesmo lugar, e não estão.

● Na Floreios e Borrões, enquanto estava na escada, Malfoy arranca a página de um livro e depois põe o livro de volta em seu lugar. A posição deste livro e de outros na pilha que está próxima, muda ao decorrer das próximas tomadas.

● Depois de Harry chegar à Borgin & Burkes, na Travessa do Tranco, através do Pó de Flu, Harry bate no vidro com os crânios dentro. Os crânios que aparecem no close-up são diferentes do que aparecem na tomada ampla.

● Quando as barras na janela de Harry aparecem caindo na tomada vista de baixo, a janela está ao lado esquerdo e sua soleira é visível bem torta. Porém quando o carro dos Weasleys dá ré para chegar até a janela, a soleira está perfeita de novo.

● Quando Rony abre o Berrador que sua mãe lhe enviou, o objeto sobe até a altura de seu rosto e Rony mantém contato visual direto com ele, mas se você prestar atenção verá que a direção do olhar de Harry está incorreta.

● Na casa dos Weasleys, há um close up do rosto de Harry enquanto ele observa a frigideira ser lavada. Nesta tomada, enquanto Harry se afasta, o gêmeo 1 tira a jaqueta enquanto o gêmeo 2, que ainda está vestindo a jaqueta, fecha a janela da porta dos fundos. Na tomada seguinte, quanto Harry se aproxima do relógio, o gêmeo 1 tira a jaqueta de novo.

● Quando Harry está no Salão Comunal da Grifinória com o diário, a altura do fogo da vela lampião muda drasticamente. Está baixo em todas as tomadas, porém quando o diário transporta Harry e quando o garoto retorna da memória, a vela está bem mais alta.

● Enquanto Harry e Malfoy voam para apanhar o pomo, no tomada que mostra o rosto de Colin, enquanto os meninos se aproximam dele, a plataforma na qual ele está, as escadas à sua esquerda, etc., está tudo visível, assim como a área sob a plataforma, bem abaixo da arquibancada da Lufa-Lufa que está em frente à Colin, à esquerda dele. Na próxima tomada, enquanto Harry e Malfoy passam voando, a plataforma e as escadas estão diferentes e há agora um cesto grande com objetos sobre ele, sob a arquibancada da Lufa-Lufa.

● As listras do nó da gravata de Harry mudam de posição entre certas tomadas; entretanto, Harry não refaz sua gravata. Por exemplo, a listra diagonal vermelha está mais alta quando ele fala com Tom Riddle pela primeira vez, e mais baixa quando ele mata Riddle e agradece Fawkes.

● Na ala hospitalar, ao que Madame Pomfrey remove a tampa de caveira da garrafa do Esquelesce, ela diz, “Mas será doloroso.” e Harry até lhe dá um sorriso forçado. Na próxima cena de perto, ao que ela coloca um pouco de Esquelesce em um copo e larga a garrafa, a tampa de caveira agora encara o lado oposto. Na próxima cena, ao que ela entrega o copo para Harry, a posição de ambas a tampa de caveira e a garrafa de Esquelesce estão obviamente diferentes do que na tomada anterior.

● Na cena vista de longe, mostrando de cima as escadas que se movem, a câmera aproxima em Hermione, Harry e Ron, com os quadros na parede, à esquerda deles. Nessa cena quase totalmente computadorizada, as pequenas placas penduradas estão sumidas de debaixo dos quadros, e os quadros à esquerda de Hermione estão pendurados bem mais acima do corrimão do que na próxima cena, a qual tem as placas com os nomes em seus devidos lugares.

● Em uma cena filmada de perto, quando Hermione grita, “Immobulus!” aos Diabretes da Cornualha, o chão e a plataforma debaixo da mesa de Lockhart estão bagunçados com livros e papéis. Na próxima cena de longe, a bagunça no chão e na plataforma está diferente. Na próxima cena que filma Hermione de perto, a bagunça está igual à da primeira cena próxima.

● Na casa dos Weasleys, Ron tira sua jaqueta, pega um biscoito com a mão direita, e então inverte, segurando a jaqueta com sua mão direita e o biscoito com sua mão esquerda. Na próxima cena, uma próxima de Harry, Ron morde o biscoito que está em sua mão direita mais uma vez, e mastiga um bocado, ao mesmo tempo em que segura a jaqueta na sua mão esquerda. Ainda assim, na próxima cena, sua jaqueta está na mão direita, e ele não está mastigando nada. Ele, então, mastiga mais um bocado do biscoito com sua mão direita; mas na próxima cena, ao que ele olha para o seu biscoito, apenas uma pequena parte foi mordida.

● O quadro de rolhas pendurado em cima da cama de Harry, na casa dos Dursleys, muda significantemente de posição na parede, o que é visto quando Harry senta em sua cama para falar com Dobby. O local do percevejo que está preso no ponto principal do pingente da Grifinória, e também o ângulo do outro ponto, mudam durante as cenas no quarto de Harry.

● Quando o carro voador joga Ron e Harry para fora, em Hogwarts, Harry cai de costas. Ao que ele permanece deitado, seu moletom é visto puxado para cima, expondo sua barriga. Algumas cenas depois, ele começa a levantar. Mas, algumas cenas depois dessa, ele ainda está deitado de costas, com o seu moletom ajeitado apropriadamente.

● Na Floreios e Borrões, quando Draco zomba Harry e Ron, ele está maior do que Harry, e seu rosto bem desenvolvido, mais do que no primeiro filme. Entretanto, na cena do Clube dos Duelos, nas tomadas de perto, é visível que Harry é o mais alto, mesmo que por pouco, e o rosto de Draco é mais arredondado e juvenil. Cenas filmadas obviamente fora de sequência.

● Em cenas alternantes enquanto Harry está na Câmara Secreta, ele tem uma bolha acima do seu lábio; nas outras cenas, não.

● Quando Harry está na Câmara, correndo do Basilisco, ele tropeça e seus óculos escapam em direção ao lado esquerdo da tela. Em uma cena ampla que mostra Harry tropeçando, quando sua mão esquerda toca o chão, os óculos estão visíveis acima da sua cabeça. Ao que sua mão direita toca o chão, os óculos estão mais uma vez visíveis acima da sua cabeça. Ao que o resto do seu corpo toca o chão, seus pés erguem-se do e os óculos estão, agora, no ar à sua frente, logo antes de eles escaparem e aparecerem na extremidade esquerda da tela. Entretanto, nas próximas cenas vistas de perto, os óculos estão logo em frente a ele, e quicam em direção ao seu rosto. (Caso necessário, veja em câmera lenta).

● Estando no banheiro das meninas, depois de Harry falar Parseltongue, na cena vista de cima ao que o topo da pia sobe e na cena seguinte de Harry, Ron e Lockhart, os garotos estão parados perto da parede que se encontra atrás deles. Entretanto, na próxima cena vista de cima ao que as pias se separam, Harry e Ron estão diretamente à frente delas.

● Quando Hermione entorna a poção Polissuco nos copos, parte do líquido espesso é vertido na pia. Na cena vista de perto da mão em transformação de Harry, e na cena após a transformação de Goyle/Harry? apoiando suas mãos na pia, a parte derramada da poção Polissuco sumiu, e a pia está limpa. A toalha perto da janela está pendurada de uma maneira diferente nessa cena, assim como a cena anteriormente vista, a qual filma Harry de cima ao que ele está parado perto da pia. (Visível em tela inteira no DVD)

● Em várias cenas distintas, o Salgueiro Lutador amassa cruelmente o capô do carro. Entretanto, o dano para o capô muda drasticamente entre as tomadas, incluindo durante a escapada das aranhas.

● No Beco Diagonal, Hermione diz, “Oculus Reparo,” e na cena seguinte duas garotas – uma com um casaco verde e uma com um casaco azul – passam atrás dela. Na próxima cena – de Harry -, ao que ele examina os óculos arrumados, elas passam atrás dele. Entretanto, na próxima cena encarando Hermione, elas passam por ela mais uma vez. E então, após uma cena de Hagrid, na próxima tomada encarando Harry, Hermione e Hagrid, as duas garotas passam por ela novamente.

● Bem no começo, quando Valter agarra o tornozelo de Harry durante sua escapada, a força que ele aplica no tornozelo muda instantaneamente.

● Quando Harry toma a poção Polissuco, sua mão pode ser vista, mas na próxima cena, a manga da sua túnica a esconde.

● Quando Wood reconhece o time de Quadribol da Sonserina ao que eles fazem seu caminho para o treino, é possível ver Ron e Hermione sentados em um banco no plano de fundo. Vê-se Hermione colocando o livro que ela está segurando no banco ao seu lado, e na cena aproximada, ela o coloca no banco mais uma vez.

● Harry é obrigado a permanecer de pé ao lado de Lockhart ao que ele diz, “Sorria grande e bonito, Harry. Juntos, eu e você, estaremos na primeira página,” e os livros estão visíveis debaixo da mesa. Na cena vista de cima, antes de ser girada em direção a Malfoy, os livros estão visíveis mais uma vez, mas a posição empilhada dos livros pretos muda consideravelmente.

● Quando Harry corre atrás de Dobby escada abaixo nos Dursleys, eles param no corredor e há um telefone na mesa ao lado de Harry. Na próxima cena vista de perto, a posição do cordão do telefone está diferente, e quando Harry passa correndo por Dobby, a posição muda mais uma vez.

● Na aula de Transfiguração, quando a professora McGonagall? diz, “Sim, senhorita Granger,” os Lêmures-de-cauda-anelada estão brincando no fundo da sua gaiola. Mas, quando McGonagall? diz, “Vocês todos sabem que Hogwarts foi fundada há milhares…”, os Lêmures estão mais para cima, todos empoleirados juntos. Então, ao que McGonagall? diz, “Bem, três dos fundadores coexistiram de maneira perfeitamente harmoniosa…” eles estão brincando no fundo mais uma vez. Entretanto, quando McGonagall? diz, “…sejam apenas famílias totalmente mágicas. Em outras palavras, sangues-puros,” eles estão mais uma vez assentados no posto, empoleirados juntos.

● Enquanto Ron e Harry estão sendo censurados por Snape por conta do incidente com o carro voador, itens na mesa de Snape mudam repetidamente, dependendo no ângulo da câmera.

● Quando os pertences de Harry e Ron estão sendo jogados do porta-malas do carro, a maneira em que eles voam para fora, e suas posições no chão, são diferentes em todas as cenas.

● Na cena do duelo com Snape e Lockhart, quando Snape diz “Expelliarmus” e faz o movimento com a sua varinha, a câmera para de filmá-lo após ele ter parado de mover sua varinha, para filmar como o feitiço vai em direção a Lockhart, e pode ser visto Snape ainda no plano de fundo; ele ainda não tinha terminado de mover sua varinha.

● Na mesa da cozinha dos Weasley, Percy entrega as cartas de Hogwarts para cada um dos gêmeos. Algumas cenas depois, vê-se um dos gêmeos, mais uma vez, sendo entregado a mesma carta, dessa vez de um ângulo diferente.

● Quando Harry e Ron estão dirigindo de ré da floresta para escapar as aranhas perseguidoras, Ron gira o carro em 180 graus. Entretanto, quando a cena é cortada e aparece o interior do carro, ambos estão inclinando-se para o lado errado.

● Quando Harry ouve pela primeira vez a voz sussurrante, ele está andando pelo corredor, sentindo a parede ao que a voz fica cada vez mais alta. Note que ele tem uma marca vermelha e arredondada nas costas da sua mão direita. Na cena seguinte, ela não existe mais.

● Após chegar ao Beco Diagonal, Hermione corre em direção a Harry e Hagrid. Na cena ampla, ao que ela diz, “Harry!”, há um homem com um chapéu vermelho segurando uma coruja à esquerda de Harry, e suspensos na entrada há um colar de contas que está amarrado contra a soleira da porta. Na cena vista de perto, quando Hermione diz, “É tão bom ver você,” ao que o mesmo homem entra a loja, o colar não está mais preso. As contas estão amarradas mais uma vez na próxima cena, quando eles se despedem de Hagrid.

● Errol faz uma bagunça com as batatinhas. Quando que Ron lida com o Berrador, a bagunça em cima da mesa está diferente, dependendo no ângulo da câmera. Por exemplo, quando o Berrador diz, “Ronald Weasley! Como você ousa…,” há um tipo de bagunça, e então, quando o Berrador diz, “…e a culpa é toda sua!” há uma bagunça completamente diferente. Mas, quando o Berrador se desmancha, a bagunça é a mesma da primeira cena.

● A distância entre Harry e Ron quando eles estão escorregando para dentro da Câmara Secreta muda constantemente. Harry pula primeiro, e Ron pula alguns segundos depois; então, deveria haver uma distância pequena entre eles. Mas, quando eles estão escorregando, Ron está diretamente atrás de Harry. Chegando no fundo, entretanto, Harry desliza até o chão alguns segundos antes de Ron, o que significa que eles estão, mais uma vez, distanciados.

● Em meio ao café da manhã, quando Sr. Weasley pergunta, “Qual é a função de um pato de borracha?” Ron vira sua cabeça em direção a Harry, esperando pela sua resposta; mas, na próxima cena, Ron está olhando para baixo, para sua comida, antes de todos eles se virarem para olhar Errol na janela.

● Ao que eles correm de Aragogue, há uma cena rápida da parte de trás do Anglea, e o buraco que foi feito na janela traseira pelo Salgueiro Lutador desapareceu – retornando apenas alguns segundos depois.

● No final, quando Lucio Malfoy está conversando com Dumbledore, Malfoy tem alguns fios de cabelo correndo pela sua bochecha. Logo depois ele dizer “Bom, esperemos-“, ele vira sua cabeça e os fios de cabelo desaparecem.

● Depois que Riddle grita, “Pare. Não!” Harry esfaqueia apunhala o diário pela primeira vez. Na próxima cena, ao que Riddle olha fixamente para o buraco em seu peito, ele derruba a varinha de Harry, e ela quica para perto do Chapéu Seletor. Ao que fecham a cena em Riddle, ele está na mesma posição, ainda olhando fixamente para o buraco em seu peito, e a varinha de Harry está na sua mão.

● Enquanto os garotos estão sentados comendo na mesa da cozinha dos Weasley, e então sendo acompanhados por Mr. Weasley, em todas as cenas Ron senta a uma boa distância da mesa; entretanto, nas tomadas vistas de perto, ele está bem próximo à mesa. (Visível em formato tela inteira em DVD)

● Quando a aranha pega Ron pelo pescoço, Harry sinaliza para Ron mover sua cabeça, para que ele possa mirar na aranha, e grita “Arania Exumai!”. Ao que a aranha é jogada longe, na cena vista de perto, a parte de trás da cabeça de Ron está para fora da janela. Na cena ampla da aranha ao que ela ‘voa’ para longe, Ron está sentado normalmente no carro. Ainda assim, na próxima cena, a cabeça de Ron ainda está para fora da janela.

● As manchas no rosto de Harry, e a sujeira na sua capa, calças, e etc., mudam durante cenas consecutivas, durante as cenas após o deslizamento dentro da câmara e as cenas desde então.

● Harry puxa a espada da boca do Basilisco e agarra com força seu braço direito; a espada que ele segura tem sangue apenas na ponta. Na cena seguinte, ao que ele agarra o dente em seu braço direito, a espada ainda em mãos, agora há uma grande quantidade de sangue na lâmina.

● Enquanto Harry olha pelo diário – à primeira vista – vazio, na primeira cena vista de cima, a pena de escrever está encostada quase na diagonal, em cima da mesa, acima do canto direito do diário. Na próxima cena, ela está encostada logo ao lado da mão direita de Harry.

● Quando Olívio Wood discute com Flint sobre quem é que tem o campo para o treino de Quadribol, há uma cena de perto de Wood e os laços da sua túnica. Quando Ron está no chão, cuspindo lesmas, na cena de Colin, a túnica de Wood é mostrada claramente, e os laços dela estão postos através dos furos e amarrados de maneira diferente; o que é o caso, também, com todos os outros.

● Harry e Ron estraçalham-se contra os tijolos entre as plataformas nove e dez. Quando Harry colide, a gaiola de Edwiges escorrega e a portinha abre. Então, ao que o carro com as malas de Ron bate, ele cai, e na cena em que uma Edwiges empalhada cai, a gaiola inteira se curva e uma barra no topo da gaiola quebra de verdade. Entretanto, na próxima cena de uma Edwiges viva, o pássaro e a gaiola estão bem.

● Quando Harry encontra Dobby pela primeira vez ao que ele anda até o canto da cama e faz uma reverência a Harry, uma única meia e outras roupas estão em cima da cama. Na próxima cena de Harry, a meia e as roupas na cama mudaram de posição, e as duas extremidades compridas do cachecol da Grifinória estão penduradas na mala, também mudando de posição nas cenas seguintes.

● Quando Harry apunhala o diário, ele está completamente encharcado com tinta. Mas, quando o professor Dumbledore mostra o diário para ele, está parcialmente cedo. É duvidoso que Harry tenha tido tempo para escapar da Câmara, tentar tirar tinta, e ir para a sala de Dumbledore. Vê-se que o ato de apunhalar o diário havia o rendido sem poderes algum, então ele não teria como ter sugado toda a tinta.

● Quando Harry e Ron aterrizam no Salgueiro Lutador, uma cena do interior do carro mostra um galho atravessando a janela traseira, e então sendo puxado de volta. Na próxima cena (de fora do carro) o galho é mostrado ainda sendo puxado para fora.

● Durante o filme, quando Ron e Harry estão parados um ao lado do outro, seus pesos variam entre as cenas.

● No banheiro das meninas, Lockhart tenta fugir, então Harry e Ron o impedem e o puxam de volta. Quando Harry diz, “Você primeiro,” na primeira cena, sua capa não somente cai sobre a pia à sua esquerda, mas ela está também entre sua mão direita, agarrada firmemente na parede da pia. Entretanto, na próxima cena, ainda agarrando a parede, sua capa agora está pendurada atrás dele. Então, depois que Ron diz, “Melhor você do que nós,” a capa de Lockhart está posicionada da mesma maneira que estava na primeira cena.

● Quando Harry anda até o relógio n’A Toca, as mãos estão todas apontando em uma direção em particular. Então, em uma cena filmada de perto do relógio, alguns dos ponteiros mudam de posição. Entretanto, na próxima cena vista de longe, ao que Harry começa a andar, todas as mãos dos ponteiros estão apontando na mesma direção, como na cena anterior.

● Quando Harry entra na cozinha, o bolo/pudim que Petúnia está fuçando está torto, e menor do que aquele mostrado na cena de perto quando Duda tenta pegar um pedaço. Existem, também, diferenças sutis no bolo/pudim em cenas subseqüentes dele.

● Na cena onde Harry e Ron estão na Floresta Negra fugindo das aranhas, o carro aparece e Canino entra nele duas vezes. Primeiro, ele entra através da porta de Harry, e então Ron entra no carro e Canino entra novamente pela porta de Harry ao que Harry joga seu feitiço.

● Na sala comunal da Grifinória, enquanto Harry está preocupado com o diário, há uma lanterna e dois livros empilhados logo à sua frente. Em algumas cenas, a lanterna está mais perto dele, e em outras, os dois livros estão mais próximos.

● No jogo de Quadribol, na cena próxima vista de cima, quando Harry aterrisa, a área de areia ao redor dele é visível. Quando ele levanta o Pomo e sorri, e na próxima cena, ao que ele começa a desviar do Balaço, a areia ainda está visível ao redor da sua cabeça. As marcas deixadas pela areia são diferentes em cada uma dessas cenas, mas a areia não foi tocada nem uma vez.

● Na sala de Dumbledore, após ter falado com o Chapéu Seletor, Harry anda em direção a Fawkes. Ao que ele passa a mesa de Dumbledore, no canto da mesa estão alguns livros ao lado da bola de cristal. Então, na cena vista de cima, ao que Harry diz “O seu pássaro… ele acabou de pegar fogo,” os livros estão na diagonal, no canto em frente à bola de cristal.

● Hermione prepara a poção Polissuco enquanto ela senta no chão, com suas costas viradas para as pias. Quando Ron diz, “Lúcio Malfoy deve ter aberto a Câmara quando estudava aqui,” Hermione está sentada perto do canto da pedra à sua direita, que está muito mais perto do pilar. Também, quando Ron pergunta, “Por que nós estamos preparando essa poção em plena luz do dia, no meio do banheiro das meninas?” ela senta perto do pilar, em outro ângulo. Eles são diferentes das outras cenas.

● Quando Hermione grita, “Immobulus!” aos Diabretes da Cornualha, na cena encarando Neville, Harry, que está em seus joelhos, está logo ao lado de Hermione com Ron no seu outro lado, igualmente em seus joelhos. Na próxima cena, Harry e Ron, ainda em seus joelhos, estão muito mais distantes de Hermione.

● Ao que eles voam sobre o Expresso de Hogwarts, Ron grita, “Pegue a minha mão!”, o contorno de borracha no canto da moldura porta está descascando. Quando Ron consegue agarrar Harry, na cena em que a câmera está virada em sua direção, suas mãos estão posicionadas de modo diferente do que na próxima cena, onde é visível que a moldura da porta está suficientemente limpa, há dois pacotes atrás do banco, etc. Ainda assim, quando Ron consegue agarrar, ao que Harry diz “… Sua mão está suada,” o contorno de borracha está encaixado, a moldura da porta está imunda e existem pacotes diferentes atrás do banco.

● No jogo de Quadribol, que envolve o Balaço enfeitiçado, logo antes de Harry agarrar o Pomo, o Balaço atinge seu braço, quebrando o osso e fazendo a cotoveleira escapar. Por alguma razão, a cotoveleira voou na direção contrária por qual o Balaço voou, o que deveria ter sido impossível. O Balaço veio em direção à tela, mas a cotoveleira foi jogada para fora da tela.

● Na cena onde McGonagall explica sobre a Câmara Secreta, há uma cena de Harry, e ela obviamente passa por ele, já que é visível que a sua túnica verde bloqueia a imagem dele por um segundo. Entretanto, a próxima cena mostra ela de frente, andando em direção à câmera, e vê-se que ela anda por Malfoy, Crabbe e Goyle, os quais estão sentando atrás de Harry.

● Na cena onde o carro dirige para longe, não há nenhuma marca na grama de quando ele dirigiu do Salgueiro Lutador, mas o carro deixa marcas de pneu na grama logo após ele ter se desfeito de Ron e Harry.

● Durante o filme, um dos jovens atores poderia ter uma ou mais espinhas em seu rosto, entretanto, nas cenas seguintes – que podem ter acontecido apenas momentos depois – as espinhas não existem mais, ou vice versa. Por exemplo, quando Hagrid se junta a Harry, Hermione e Ron lá fora quando ele escuta sem querer, “Louco e peludo…,” Harry tem uma em sua bochecha. Neville fala para eles se apressarem para o quarto de Harry. Enquanto Harry, sua própria espinha desaparecida, procura por entre a bagunça, a espinha no queixo de Ron é visível, embora não estivesse na filmagem feita lá fora. Cenas são filmadas fora de ordem, por isso os problemas erráticos – e complexos – de continuidade.

● Quando mostra Harry escrevendo no diário, ele escreve “Meu nome é Harry Potter.” Quando ele faz isso, ele pronuncia o que está escrevendo. É visto o que ele está escrevendo até ele chegar as letras “Po…”, e então a tomada é cortada para Harry, ainda continuando sua sentença. Entretanto, ele apenas escreve mais uma ou duas letras. Isso significa que ele não teria conseguido terminar o seu nome.

● Na penúltima cena, quando Dumbledore está falando com Harry e Ron, o cabelo de Ron está um pouco bagunçado, com uma enorme mecha de cabelo. Na próxima cena, a mecha está desaparecida, e o cabelo de ambos está ajeitado.

● Quando Harry é agarrado pela Mão da Glória, ela o agarra pela articulação dos seus dedos. A imagem é cortada para uma cena vista por detrás da mão, e ela moveu-se consideravelmente para cima na mão de Harry, instantaneamente.

● Quando Lúcio Malfoy adentra a sala de Dumbledore, na filmagem aérea, ele diz, “Então é verdade. Você voltou,” e o diário é visível, mal fazendo sombra sobre a mesa. Ainda assim, na tomada seguinte de Dumbledore, o diário forma uma sombra longa. Quando Lúcio vai embora e Harry começa a perguntar, “Senhor…”, na cena aérea, o diário está em cima da mesa de Dumbledore, entretanto, na próxima cena – uma de perto do diário -, ele está perto do fundo da mesa.

● Quando Rony está dentro da lareira dos Weasley, na primeira cena ele começa a pegar o pó de flu entre a ponta de seus dedos, mas, no próximo close, ele tem uma enorme quantidade de pó de flu em sua mão. Então, na próxima cena, ele tem o pó segurado firmemente na ponta dos dedos. No entanto, no close seguinte enquanto ele diz, “Beco Diagonal!” ainda, de novo, segura um punhado de pó de flu.

● Quando Errol está deitada de costas sobre a mesa, no close nela, Rony pega o berrador do bico da coruja e a fita e o selo do berrador não ficam a vista para Rony. Na próxima tomada, porém, ainda na mão esquerda de Rony enquanto ele o levanta, a fita e o selo do berrador agora estão à frente do garoto.

● Enquanto estava na porta da cozinha da casa dos Dursley, Dobby diz “Então Dobby deve fazer isso, senhor, para o próprio bem de Harry Potter.” Na próxima cena, enquanto o bolo/pudim flutua, a garrafa de vinho sobre o balcão está apontando para o corredor. Porém, quando Harry fica na cozinha observando o bolo/pudim flutuar em direção a Sra. Manson, o vinho está virado e a garrafa agora aponta para a parede da cozinha.

● Quando Dobby está de pé na mesa de Harry, no close ele bate a base do abajur em sua cabeça com o fio elétrico saindo da base à esquerda dele. Porém, no próximo close, o fio sai da base diretamente na frente de Dobby e agora está enrolado no pescoço do elfo.

● Quando Gina desce as escadas para perguntar para sua mãe onde está seu pulôver, os garotos estão comendo o café da manhã na mesa: Harry e Rony estão sentados de um lado e em frente a eles estão Fred, Jorge e Percy sentados no outro lado. Quando Arthur Weasley se junta a eles, ele se senta na cabeceira mesa e, enquanto conversa com Harry e os garotos, vemos um espaço vazio, uma faca e um garfo não usados do lado da mão esquerda de Arthur, embora os gêmeos estejam sentandos lá comendo o café da manhã, como antes foi visto. Quando Errol chega com o correio, os gêmeos são vistos no fim da mesa mais uma vez, comendo café da manhã, em frente a Harry e Rony. (NÃO é visível no DVD widescreen)

● Quando vemos Harry escrevendo no diário de Tom Riddle, enquanto ele escreve, o fim da pena de sua pena está apontando para a direita. Mas quando vemos os três closes na mão de Harry escrevendo as palavras, “Você sabe alguma coisa sobre a Câmara Secreta? Você pode me contar?” no diário, o fim da pena da pena está apontando na direção de Harry.

● Quando Harry acaba de entrar na Câmara, ele vai correndo até Gina e sua varinha cai para trás. Em seguida, Tom Riddle aparece e fica na frente/do lado de Harry, então pega a varinha de Harry, mas sem nunca andar atrás de Harry para pegá-la, então a varinha estava no lugar errado.

● Quando Tom Riddle pega a varinha de Harry na Câmara Secreta e Harry diz, “Me dá minha varinha, Tom”, seu braço vai de estar ao seu lado para ficar estendido para voltar ao seu lado em tomadas sucessivas.

● Quando Lucio tenta amaldiçoar Harry, Dobby coloca-se à frente de Harry e diz,”Não vai fazer mal a Harry Potter!” Na tomada lateral de Lucio Malfoy sendo jogado, Harry está atrás de Dobby do lado direito e a grama que mostra sua sombra é visível. Contudo, na próxima cena filmada de trás, Harry está atrás de Dobby, só que do lado esquerdo, e a grama é novamente visível, mas sem sombra.

● Quando o carro chega na casa dos Weasley, dois patos brancos estão na lagoinha, um na água e outro na margem. Da cena aérea, enquanto o carro aterrissa, a grama diretamente ao redor do lago está seca e o pato na grama encara a casa. Na próxima cena, do chão, a grama está muito verde e o pato encara o outro lado.

● Durante a demonstração de duelos de Lockhart, enquanto Harry fala ofidioglossia, a cobra se aproxima de Justino Finch-Fletchley. Em closes e tomadas panorâmicas, até Justino falar, “‘Tá brincando de quê?”, estudante, incluindo Susana, Ernesto etc, na esquerda de Justino, alteram suas posições em tomadas consecutivas. (Visível no DVD fullscreen.)

● Quando Harry diz, “Tom. Tom Riddle” a câmera filma Harry e Gina, e o pé de Gina está paralelo ao chão. Na próxima tomada, filmando Riddle, o pé de Gina está perpendicular ao chão. Quando Harry pergunta, “Você é um fantasma?” o pé de Gina está paralelo. Quando Riddle diz, “Enquanto a pobre Gininha fica mais fraca…,” o pé dela está perpendicular ao chão mais uma vez e assim por diante.

● No Salgueiro Lutador, a porta do carro do lado de Harry recebe um grande golpe através do metal, juntamente com outros golpes variados no veículo, como é visível quando a porta abre para jogar Harry para fora do carro. Mais tarde, quando Rony e Harry escapam das aranhas, o metal golpeado e as outras pancadas (mesmo que os danos iniciais possam piorar na Floresta Proibida, não podem mudar de posições) na porta de Harry ou em qualquer outro lugar, não estão apenas diferentes das tomadas anteriores, mas também diferentes nas tomadas consecutivas dessa cena.

● Quando tio Valter puxa o tornozelo de Harry para impedi-lo de escapar, a manga de Valter muda de estar para cima, para seu pulso e depois para cima novamente em tomadas consecutivas. A montagem da manga do pijama mostrada por baixo de seu roupão xadrez muda também.

● No escritório de Dumbledore, quando Harry está segurando a espada de Godric Gryffindor, no close, o nome escrito pela da extensão da espada está limpo, com manchas de sangue apenas abaixo do nome. Porém, na cena anterior e seguinte, as manchas de sangue estão muito mais perto do cabo da espada onde o nome está.

● Depois de jogar Harry, Rony e o resto das coisas para for a do carro, a porta de Rony fecha-se. No close, as pancadas causadas pelo Salgueiro Lutador são visíveis ao longo da parte externa da porta. Depois da tomada aérea seguinte, há outro close na porta enquanto o carro corre para longe. As pancadas vistas nessa tomada são completamente diferentes.

● Na mesa dos Weasley, o gêmeo 1 segura sua carta de Hogwarts e diz, “Isso tudo não vai sair barato, mamãe”, enquanto o gêmeo 2 (que senta-se perto da Sra. Weasley) coloca-se na frente do gêmeo 1, para pegar sua própria carta de Hofwarts que Percy estende a ele. Na próxima tomada de frente para Harry e Rony, enquanto o gêmeo 1 continua a dizer, “Apenas os livros de feitiços custam uma fortuna”, a mão do gêmeo 2 está na frente da do gêmeo 1 para pegar sua carta de Hogwarts de Percy, de novo, embora um pouco diferente.

● Quando os Diabrétes da Cornoália são libertados, no close, Harry derruba seu livro no chão, Hermione derruba sua pena junto com os livros, então se põe de pé e agarra a parte superior de sua mesa etc. Entretanto, na próxima tomada panorâmica, Harry NÃO derruba seus livros no chão, a pena de Hermione permanece na mesa ainda que os livros dela já estejam caídos no chão. Ela agarra o lado – não a parte superior – de sua mesa etc.

● Quando Harry e Rony são ejetados do carro, o malão começa a abrir nessa cena panorâmica. Então há closes individuais de Rony e Harry, no chão. O próximo close é do malão, que está fechado e então se abre novamente.

● Quando Harry, Rony, Fred e Jorge chegam na casa dos Weasley, primeiro na tomada panorâmica em que um dos gêmeos abre a porta e entra na casa, então no próximo close em que o resto entra e terceiro, um pouco antes de Rony pegar o biscoito, a quantidade e a disposição dos biscoitos diferem em cada tomada.

● Durante a cena onde Harry e Rony estavam procurando pelo Expresso Hogwarts, você pode ver que a ponte é bastante pequena. Durante a cena onde Harry está agarrando-se ao carro, você pode ver que o trem ainda está na ponte, mesmo que o trem a atravessaria em 4-5 segundos.

● Na cena de duelo entre Harry e Draco, Lockhart anda na frente de Harry para conjurar seu feitiço na cobra. Lockhart está entre Harry e a cobra, mas, quando a cobra aterrissa depois de ser jogada no ar pelo seu feitiço, o professor está bem atrás de Harry, de volta em sua posição original.

● Na janela do quarto de Harry, a linha curva de sujeira no pára-brisa é visível quando Rony diz, “Vamos lá” no close, enquanto o Ford Anglia começa a virar. Nas próximas duas tomadas, enquanto eles se afastam, a linha de sujeira está diferente. Quando Rony grita, “Anda, Harry, vem logo” e Harry passa Edwiges para Rony, a linha de sujeira é a mesma que a da primeira tomada. Isso vai e volta nas tomadas restantes na casa dos Dursley.

● O carro corre até Harry e Rony na Floresta Proibida e, quando para, o lampião fica no chão diante da porta do carro. Entretanto, nas duas tomadas, quando Canino entra no automóvel (a primeira vez) e quando Rony entra, o lampião está mais longe do carro.

● Enquanto Aragogue aborda Harry e Rony, Harry diz, “Somos amigos do Hagrid” e Harry segura o lampião com a palma para cima, na altura de seu quadril. Porém, na tomada seguinte, sua palma está virada para baixo e a alça do lampião está em seu ombro. Na próxima tomada, ainda que o lampião continue na altura de seu ombro, a palma de Harry está virada para cima agora. Então, nas duas tomadas mostrando Aragogue, o lampião está lá embaixo, mas, entre essas duas tomadas, na cena mostrando Harry, o cotovelo dele está dobrado, o lampião está acima e Canino fica mais longe.

● A Rua dos Alfeneiros, número 4, é mostrada na tomada de abertura, enquanto Harry senta-se à janela. Quando tio Valter coloca grades na janela do quarto de Harry, os arbustos diretamente abaixo da janela estão completamente diferentes.

● Justamente enquanto Rony se vira, quando Harry diz “precisamos achar o trem”, Edwiges olha para a janela atrás de Rony. Na tomada seguinte, o corpo dela inteiro está encarando a janela por trás de Harry.

● Enquanto Rony e Harry observam escondidos, Crabbe e Goyle seguram bolinhos que mudam de posição, e então começam a comer os bolinhos de Hermione. Quando há um close no rosto de Crabbe, um pouquinho do bolinho é visível na mão de Goyle. Entretanto, quando Goyle revira seus olhos enquanto começa a cair para trás, o bolinho na mão dele está quase inteiro.

● Enquanto voando sobre o trem, quando Harry está escalando de volta para o carro voador, ele coloca uma perna dentro do veículo. A tomada muda e as duas pernas estão no carro e ele está sentando-se.

● Na Câmara Secreta e depois, o colarinho da capa de Harry está mudando constantemente. Alguns exemplos são os closes em que Harry se inclina sobre Gina dizendo, “Gina, por favor, não esteja morta. Acorde!…” e o close em que Harry diz, “Por que você se importa em como sobrevivi? Voldemort foi depois de seu tempo”. Também, no close onde Harry está agachado e preso, com as costas contra a grade, enquanto o basilisco cego vai em direção a ele, e então enquanto ele fica e olha para o basilisco rastejando para outro caminho.

● Depois de Dobby derrubar o bolo na cabeça da mulher, tio Valter diz algo como “Desculpem-me, vocês terão que perdoar meu sobrinho, ele é muito perturbado” e, se você olhar no rosto dele, verá que está furioso. Na próxima tomada, se você olhar por trás de Harry, verá tio Valter agindo muito casualmente, e parece que é a mesma cena em que ele estava contando a piada para seus convidados.

● Na cena onde Harry e Rony estão tentando fugir das aranhas, o pára-brisa do carro vai de não estar quebrado para estar quebrado constantemente, desde quando aparece na colina até quando leva os garotos para o castelo.

● Depois de serem jogados para fora do carro, Rony e Harry perseguem o veículo enquanto ele dirige para longe. Nas tomadas panorâmicas, enquanto eles correm em direção ao corredor externo e quando param na entrada, as respirações deles são visíveis ao seu redor. Considerando que suas respirações não são visíveis nas tomadas anteriores ou seguintes.

● Quando Harry está na Câmara Secreta e está lutando com o basilisco, ele derruba a espada. Ela começa a cair e, pelo som que faz, a espada já teria caído antes de Harry a pegar.

● Na sala comunal da Sonserina, quando Harry e Rony estão conversando com Malfoy disfarçados de Crabbe e Goyle, não é apenas o cabelo de Malfoy que muda. A voz dele também está mais grossa, sugerindo que a cena foi filmada antes de sua voz afinar, e ele também está mais baixo e tem um rosto jovem, mais gordinho do que nas cenas antecipadas. Muitas das cenas durante o filme foram filmadas fora de sequência.

● Quando Harry e Rony estão conversando com Murta, quando ela diz que alguém jogou um livro nela, ela se roda e começa a chorar. Se você olhar quando ela começa a chorar, verá que o rosto dela está todo amassado. Quando o ângulo da câmera muda quando ela para de girar e vai embora, o rosto dela não está mais amassado.

● Quando o carro aterrissa em frente À Toca, ele toca o chão justamente em frente de um pequeno galpão e passa por ele em segundos. Um ângulo muda e então mostra o carro passando pelo mesmo galpão.

● Na cena do café da manhã na casa dos Weasley, quando a Sra. Weasley fala para seu marido sobre seus filhos voando até a casa de Harry para resgatá-lo, o Sr. Weasley tem algo em seu garfo. Então ele pergunta a Harry sobre patinhos de borracha, e corta mais alguma coisa. Mas, quando ele termina, a única coisa em seu garfo é o item original.

● Depois da tentativa falha de Rony de fazer Draco “comer lesmas”, o garoto vai rastejando pela grama de costas. Entretanto, quando ele fica de quatro, e quando ele vai embora, não há marcas de sujeira (lama/pedaços de grama) em suas roupas.

● Na cena onde Harry enfia a espada na cabeça do Basilisco, você pode ver que apenas cerca de meio pé da espada está coberta de sangue. Então depois, no escritório de Dumbledore, quando ele sugere que Harry olhe atentamente para a espada, você pode ver que há sangue praticamente na espada inteira.

● Quando Harry sai da lareira dentro da loja, o cabelo dele parece poeira nele inteiro, mas, quando ele está fora da loja, na Travessa do Tranco, seu cabelo está limpo.

● Na cena em que a Câmara é finalmente aberta, primeiro vemos Harry, Rony e o professor Lockhart pela frente, e Harry e Rony estão levemente atrás de Lockhart, em uma posição que impedi-lo de fugir. Quando você os vê um momento depois de costas, Lockhart está atrás de Harry e Rony e eles não estão em posição para impedi-lo de escapar.

● Quando Harry e Lockhart estão no escritório do último, Lockhart acabou de autografar uma foto. Quando eles mostram a vista lateral de Lockhart, a foto não aparenta possuir uma assinatura.

● Quando os Weasley e Harry recebem suas cartas de Hogwarts, há uma tomada atrás dos gêmeos. Se você observar a Sra. Weasley, verá que Harry entrega à ela a sua carta de Hogwarts. Ela a segura com uma mão. Quando a tomada muda, ela está segurando a carta com as duas mãos.

● No banheiro da Murta Que Geme, os espelhos não refletem imagens, pois estão muito sujos. Mas quando Harry transforma-se em Goyle, sua imagem é claramente refletida em um dos espelhos.

● Quando Rony diz, “Ah, não! O botão de invisibilidade deve ter pifado!” os limpadores de pára-brisa estão brilhantes assim como o botão central entre eles. Quando Harry diz, “Precisamos achar o trem”, na tomada de Rony e Harry enquanto o carro começa a baixar de altitude, o brilho dos limpadores SOME. No Salgueiro Lutador, Rony diz, “Minha varinha. Olhe…” os limpadores e a base do botão central estão todos foscamente pretos agora. Depois que a árvore quebra o pára-brisa, na próxima tomada exterior, enquanto a câmera se desloca para fora enquanto os garotos gritam, o capô azul do carro é visto e os limpadores inteiros SOMEM, considerando que na tomada seguinte estão de volta. Quando a árvore vai em direção ao vidro de trás, nas tomadas frontais, o capô é visto novamente e os limpadores de pára-brisa SOMEM de novo. (Visível no DVD em formato fullscreen).

● Quando Harry molha sua pena no tinteiro pela primeira vez, o tinteiro está a uma boa distância do diário. Ele escreve na página e a escrita desaparece. Enquanto ele escreve na página na próxima tomada panorâmica, o tinteiro está muito mais perto do diário, embora Harry não tenha tocado nele.

● Quando Harry está no carro dos Weasley, Ron grita, “Vai!” e quatro tomadas depois tio Valter grita, “Não, não, não não não!” quando ele começa a cair da janela. Enquanto o carro afasta-se da parede, Harry não está usando seus óculos nessa tomada panorâmica, ainda que esteja usando-os nas tomadas anteriores e seguintes. (A maioria dos telespectadores concorda que nessa cena está o dublê de Dan Radcliffe no banco da frente do carro, pois ele tem um rosto redondo e maior do que o de Radcliffe, mas esse não é o problema desse erro em específico).

● Enquanto a coruja de Rony voa pelo salão para entregar o berrador durante o almoço, podemos ver cestas de maçãs verdes e pêras espalhadas pelas mesas. Entretanto, quando a coruja bate na mesa, e na duração da cena, as cestas de frutas somem.

● Rony e Harry carregam seus malões e bichos de estimação pelos degraus, para coloca-los junto com os pertences dos outros alunos. Enquanto Rony coloca seu malão perto dos outros, cinco faixas de acabamento são claramente visíveis em seu malão, considerando que, quando o malão de Rony é jogado para fora do carro, possui apenas quatro faixas. Evidentemente NÃO é o mesmo malão.

● Quando Dobby sai do armário de Harry, ele tem uma meia em sua orelha e a joga em direção do armário. A meia não está no chão nas duas tomadas seguintes, embora devesse, quando a área do armário e do chão é mostrada enquanto Dobby diz, “Harry Potter não deve ficar bravo com Dobby”, assim como quando Dobby grita, “Não!” e sai correndo.

● Há onze grades verticais presas à janela de Harry, cinco de cada lado da grade central. Rony encaixa o gancho nas grades na janela de Harry e, quando ele diz “Vamos lá!”, vemos o gancho entre a terceira e a quarta grade à direita. Porém, na próxima tomada e também na tomada olhando para cima enquanto as grades caem, o gancho está entre a quinta e a sexta grade à direita.

● Quando Gilderoy pula na entrada para a Câmara Secreta, você vê a capa dele voando por cima de sua cabeça. Na segunda tomada, filmada de cima, não está.

Tradução: Bruna Coden, Bruna Thalenberg, Fabianne de Freitas, Marina Anderi

One Response to “Erros de Continuidade”

  1. FastTrudy disse:

    I see you don’t monetize your website, don’t waste
    your traffic, you can earn additional cash every month because you’ve got high quality content.
    If you want to know how to make extra money, search for: best adsense alternative Boorfe’s tips

Leave a Reply